O antigo RG deixará de ser válido em breve. Para substituir o documento, os cidadãos devem emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que possui número único nacional (CPF), garante maior segurança contra fraudes e integra os dados de identificação civil em fluxo nacional em tempo real.
Leia também:
CNH Popular 2025 registra quase 66 mil inscritos no RN
A CIN pode ser emitida em formato físico ou digital e segue padrão oficial em todo o país. Além de simplificar o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, a nova carteira cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados, assegurando a integridade das informações pessoais.
Como agendar a emissão no ITEP/RN
O agendamento para emissão da CIN pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) abre sempre às 8h, de segunda a sexta-feira, com vagas para o dia útil seguinte. O procedimento deve ser feito pelo site: agendamento.itep.rn.gov.br.
Passo a passo do agendamento:
Acesse o site agendamento.itep.rn.gov.br;
Escolha a Central do Cidadão onde deseja realizar a emissão;
Preencha os dados solicitados;
Finalize e imprima ou salve o comprovante;
Compareça no dia e horário marcados, levando os documentos obrigatórios: RG antigo, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.
- Importante: somente a pessoa cujo nome consta no comprovante será atendida.
Documentos Necessários
- Obrigatórios: Certidão de nascimento ou casamento (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA), Comprovante de residência, CPF, Laudos médicos.
- Opcionais: PIS e carteira de trabalho, Título de eleitor, Tipo sanguíneo e fator RH, Cartão do SUS, CNH.
A primeira via da CIN é gratuita.
A carteira anterior tem vigência até 28 de fevereiro de 2032.
A atualização imediata do documento deve ocorrer em casos de fotos desatualizadas, desgaste, dados ilegíveis ou por alteração de nome.
O prazo de recebimento da Carteira de Identidade Nacional é de até 30 dias. Acompanhe a chegada da carteira pelo número do CPF ou Protocolo recebido no atendimento.
