Sete em cada dez estudantes do Ensino Médio que usam internet já recorreram à IA generativa, como ChatGPT, Gemini e MetaAI, para auxiliar em tarefas escolares. Considerando todas as etapas da educação básica, a proporção de alunos que utilizam essas tecnologias chega a 37%, segundo a 15ª edição da pesquisa TIC Educação 2025, divulgada nesta terça-feira (16) pelo Cetic.br, Nic.br e CGI.br.
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Entre os estudantes do Ensino Fundamental, o uso também é significativo: 15% no EF I e 39% no EF II já utilizaram a tecnologia em atividades escolares.
Uso crítico ainda é limitado
Apesar da alta adesão, apenas 19% dos alunos afirmam ter recebido instruções de professores sobre como aplicar a IA generativa de forma educativa. Para especialistas, este é um momento crucial para desenvolver capacitação crítica para o uso dessas ferramentas:
“As escolas vão precisar de apoio de políticas educacionais, organizações da sociedade civil e da academia para oferecer educação digital de qualidade”, afirmou Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação.
Outras ferramentas tecnológicas
Além da IA generativa, os estudantes utilizam amplamente plataformas educacionais e sites de internet:
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86% buscam informações para entender melhor a matéria;
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84% pesquisam para fazer trabalhos escolares;
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78% praticam conteúdos por meio de apps e sites;
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74% usam sites de busca;
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72% recorrem a canais de vídeo, como o YouTube.
Segundo Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, a rápida adoção da IA generativa exige atenção quanto à integridade da informação e ao uso crítico dessas ferramentas nas escolas.
