Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Natal

Natal inicia teste de patinetes elétricos compartilhados e registra mau uso do equipamento

Natal testa patinetes elétricos compartilhados por 120 dias. Apesar do sucesso, há registros de uso inadequado e desrespeito às regras de trânsito.
Foto: Reprodução

Natal passou a contar, em fase experimental, com patinetes elétricos compartilhados. O serviço terá um período de teste de 120 dias, após o qual a Prefeitura deve regulamentar a atividade e permitir o credenciamento de empresas interessadas. O lançamento oficial aconteceu no último domingo (21), na Avenida Praia de Ponta Negra.

Leia também:
Serviço de patinetes elétricos em Natal amplia mobilidade urbana

Funcionamento e regras

Foram disponibilizados 600 patinetes, operados pela empresa JET, já presente em diversas capitais. Os equipamentos possuem GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED.

Apesar do entusiasmo inicial dos usuários, vídeos e posts nas redes sociais registraram uso inadequado: patinetes dentro de residências, duas pessoas utilizando o veículo simultaneamente e até mesmo o equipamento sobre parada de ônibus.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em nota, a JET lamentou os vídeos recentes de imprudências com os patinetes elétricos, como revenda de veículos ou abandonando-o em cima de uma parada de ônibus, considerando que não reflete no bom acolhimento da população com o novo serviço, e que tais casos de vandalismo serão apurados, tanto para reaver os veículos, como para banimento dos usuários.

A JET orienta que o uso deve respeitar as regras de trânsito e convivência urbana. É necessário:

  • Ser maior de idade;

  • Não transportar cargas, passageiros ou animais;

  • Estacionar nos pontos indicados pelo aplicativo;

  • Não usar sob efeito de álcool.

“Em relação às principais regras de uso, por serem veículos elétricos equipados para uso de adultos individualmente, é proibido que os munícipes sejam menores de idade, os utilizem em duplas ou transportes de cargas – em prol da segurança de todos nas ruas”, reforçou.

Monitoramento e prevenção

Equipes treinadas estarão nos principais pontos da cidade para orientar os usuários. Todas as viagens incluem seguro gratuito contra acidentes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Jet informou também que mantém monitoramento 24h, além de instrutores que orientam sobre regras de trânsito. Patinetes fora da zona determinada são imediatamente localizados e removidos. Em caso de equipamentos encontrados em residências, a empresa tenta contato com o usuário; se houver recusa, a polícia poderá ser acionada.

Compromisso com a segurança

A empresa reforçou que investigará atos de vandalismo ou má-fé, incluindo revenda de patinetes, aplicando banimento aos infratores. Apesar dos registros de mau uso, a Jet garante que seguirá operando o serviço em Natal, alinhando estratégias de educação no trânsito com o Poder Público.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte controlou um incêndio residencial em Apodi, na região Oeste do Estado, na manhã desta...

Rio Grande do Norte

A TV Ponta Negra cobrou ao vivo o atendimento do Samu em Natal após um homem vítima de acidente permanecer caído em via pública...

Cidades

Um acidente com ambulância em Natal ocorreu há poucos instantes no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha. Por causa da colisão, a...

Cidades

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira (7) na Avenida Prudente de Moraes,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO