O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado (27) que instruiu o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a enviar tropas para Portland, capital do Oregon. A medida visa proteger instalações do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) após manifestações contra as detenções de imigrantes em situação irregular.
Leia também:
Lavrov nega drones russos na Europa e alerta Otan
Segundo Trump, a decisão é necessária para resguardar os prédios federais e conter ataques de grupos como a Antifa. “Estou instruindo o Secretário de Guerra, Pete Hegseth, a fornecer todas as tropas necessárias para proteger Portland, devastada pela guerra, e qualquer uma de nossas instalações do ICE sob cerco contra ataques da Antifa e outros terroristas domésticos”, declarou o presidente em sua plataforma Truth Social.
No entanto, autoridades locais questionam a medida. A governadora do Oregon, Tina Kotek, afirmou que “não há ameaça à segurança nacional em Portland”, ressaltando que a cidade está “segura e calma”. Além disso, o prefeito Keith Wilson disse que “o número de tropas necessárias é zero, em Portland e em qualquer outra cidade americana”.
Os protestos contra as ações do ICE ocorrem desde junho e têm registrado episódios de violência. Até setembro, 26 pessoas foram acusadas de crimes federais, incluindo incêndio criminoso, agressão a policial e resistência à prisão. Um episódio recente chamou atenção: manifestantes ergueram uma réplica de guilhotina, considerada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) como “comportamento descontrolado”.
Desde meados deste ano, o governo Trump já enviou tropas a cidades como Los Angeles, Memphis e Washington, todas administradas por democratas, sob o argumento de restaurar a segurança pública.
