Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Israel deporta ativistas da flotilha humanitária para Gaza

Foto: Reuters

O governo israelense deportou mais 29 ativistas que haviam sido detidos pela Marinha por tentar levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, informou neste domingo (6) o Ministério das Relações Exteriores de Israel. A ação marca mais uma etapa na devolução dos participantes da flotilha internacional interceptada na semana passada.

Leia também:
Nevasca no Everest prende 1.000 pessoas e Nepal registra 47 mortes

Desde já, o episódio reacende tensões sobre o bloqueio imposto por Israel ao território palestino. Israel deporta ativistas enquanto enfrenta críticas de organizações humanitárias e acusações de maus-tratos aos detidos.

Deportações e denúncias de abusos

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, com a nova leva, 170 dos mais de 450 ativistas já foram expulsos do país. As autoridades israelenses afirmam que o bloqueio marítimo sobre Gaza é uma medida legal de segurança, reforçada desde os ataques do Hamas em outubro de 2023.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Por outro lado, grupos de direitos humanos relatam abusos e negligência nas detenções. O grupo jurídico Adalah, que representa parte dos ativistas, denunciou casos de violência física, privação de atendimento médico e humilhações religiosas. Conforme o relatório, uma mulher muçulmana teria sido obrigada a retirar o hijab e recebeu uma camisa para cobrir a cabeça.

Além disso, as denúncias incluem relatos de que alguns presos ficaram sem acesso a advogados durante o período de custódia.

Em nota, o governo israelense negou todas as acusações, classificando as denúncias como “mentiras descaradas”. Segundo as autoridades, os detidos receberam alimentação, água, banheiros e assistência jurídica adequada.

A flotilha zarpou no fim de agosto como parte de uma campanha internacional que desafia o bloqueio naval israelense a Gaza. Embora o governo tenha classificado a ação como “provocação”, os ativistas afirmam que o objetivo era apenas entregar suprimentos médicos e alimentos à população palestina.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Mundo

Um ataque israelense em Gaza deixou ao menos 18 mortos na noite de sábado (4), em um bairro densamente povoado da Faixa de Gaza....

Mundo

O papa Leão XIV celebrou neste domingo (5) um avanço significativo nas negociações por um cessar-fogo entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza....

Mundo

O governo de Israel reduziu ataques na Faixa de Gaza neste sábado (4), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigir a suspensão...

Mundo

O Exército de Israel anunciou que está pronto para implementar a primeira fase do plano de paz em Gaza, elaborado pelo presidente dos Estados...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO