O papa Leão XIV celebrou neste domingo (5) um avanço significativo nas negociações por um cessar-fogo entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza. O pontífice fez o anúncio durante a Santa Missa na Praça São Pedro, no Vaticano, e destacou que o progresso recente representa uma nova esperança para o fim da guerra que se aproxima de completar dois anos, em 7 de outubro.
Leia também:
Ataque russo com drones deixa 1 morto e 30 feridos na Ucrânia
“Nas últimas horas, em meio à situação dramática no Oriente Médio, houve um avanço significativo nas negociações de paz, que eu espero que alcancem rapidamente os resultados esperados”, declarou o Papa. Ele também pediu empenho dos líderes políticos para encerrar o conflito e libertar os reféns, além de exortar os fiéis a manterem a oração pela paz.
Avanço significativo nas negociações de paz
As conversas, mediadas pelos Estados Unidos, fazem parte do plano apresentado pelo presidente Donald Trump para encerrar o conflito armado e promover a libertação dos reféns. Além disso, diplomatas de países europeus e árabes continuam atuando para garantir a implementação de um acordo que seja aceitável para ambas as partes.
O papa Leão XIV expressou preocupação com o crescimento do ódio antissemita no mundo, lembrando o recente ataque terrorista em Manchester. “Continuo a sentir dor pelo imenso sofrimento do povo palestino em Gaza”, afirmou. Segundo ele, a paz só será possível quando houver respeito mútuo e justiça entre os povos.
