O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira (7), no Palácio do Planalto, a Medida Provisória 1.301/2025, que cria o programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados de média e alta complexidade.
Leia também:
MEJC realiza mutirão Outubro Rosa com 300 atendimentos
A nova lei mobiliza toda a rede de saúde, pública e privada, em estados e municípios de todo o país. A medida foi aprovada por ampla maioria na Câmara dos Deputados e por unanimidade no Senado Federal.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a sanção representa um marco no fortalecimento do SUS após a pandemia. “É o SUS pós-pandêmico sendo construído com cada vez mais força e atendendo a população brasileira. E é um sonho de tantos anos do presidente Lula virando lei e realidade”, afirmou.
Carretas da Saúde da Mulher reforçam o Outubro Rosa
Durante o evento, o ministro anunciou uma nova etapa do programa: o início do atendimento das Carretas da Saúde da Mulher em todas as regiões do Brasil.
Nesta semana, 28 unidades móveis começam a oferecer mamografias, ultrassonografias, exames preventivos e biópsias em estados e municípios, reforçando a campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Essas carretas garantem um atendimento completo e humanizado para as mulheres do SUS”, destacou Padilha.
O ministro também explicou que a nova lei fortalece a iniciativa, permitindo que a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS) contrate diretamente essas unidades móveis em parceria com estados e municípios.
Até 2026, o programa Agora Tem Especialistas prevê a circulação de 150 carretas em todo o Brasil, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde especializados.
