A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) mantém, nesta quinta-feira (9), a retirada e reposição de areia nas praias do Forte e do Meio, na Zona Leste da capital potiguar. A ação ocorre devido ao acúmulo de areia causado por ventos fortes, que têm ultrapassado os 30 km/h, velocidade considerada acima do normal por especialistas.
Leia também:
Turismo internacional no Rio Grande do Norte cresce 50% em 2025
As equipes da URBANA estão em atuação desde a semana passada, quando o fenômeno começou a deslocar areia em direção às áreas urbanas. O serviço foi reforçado nesta semana, com ações realizadas na segunda (6), terça (7), quarta (8) e quinta-feira (9), abrangendo tanto a Praia do Forte quanto a Praia do Meio.
As atividades incluem limpeza manual diária e limpeza mecanizada, com o uso de máquinas e caçambas para remover o material acumulado nos calçadões e vias públicas. Toda a areia recolhida é devolvida ao seu local natural, na faixa de praia.
Até o momento, já foram retiradas mais de 50 caçambas de areia, cada uma com capacidade de 12 metros cúbicos.
Ações para manter as praias limpas
“O trabalho é constante e imediato. Nossas equipes continuam atuando para restabelecer o aspecto natural das praias do Forte e do Meio, garantindo melhores condições de acesso e segurança para pedestres e motoristas”, destacou o presidente da URBANA, Alvamar Vale.