A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio da Vigilância Sanitária do Município (VISA Natal), iniciou no último sábado (11) uma operação preventiva de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. A ação visa garantir a procedência e regularidade das bebidas, diante do alerta nacional sobre os riscos de contaminação por metanol, substância que pode causar intoxicações graves e até morte.
Leia também:
Anvisa libera fabricação de primeiro lote de etanol farmacêutico
No sábado, a equipe, em parceria com a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), vistoriou shopping centers, bares, restaurantes e casas noturnas. No domingo (12), os hotéis foram o foco das inspeções.
Segundo Rafaela Masera, chefe da VISA Natal, a operação será intensificada durante toda a semana, de 13 a 17 de outubro, com ações que incluem vistoria, orientação e educação sobre a venda de bebidas alcoólicas.
Durante as inspeções, a equipe verifica:
Origem e rotulagem das bebidas;
Presença e regularidade de embalagens e selos;
Registros no Ministério da Agricultura;
Condições de armazenamento dos produtos.
As operações envolvem parceria com o Procon Natal, Procon RN, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Decon e Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
Como denunciar irregularidades
A população pode colaborar com denúncias por meio do aplicativo Natal Digital, na aba “Vigilância Sanitária – Denúncias”, pelos telefones 0800 281 4031 e 3232-6505, ou pelo e-mail dvs.cad@outlook.com.






















































