A duplicação da BR-304 finalmente começou a sair do papel. O Governo Federal publicou, nessa sexta-feira (17), o edital de licitação do primeiro trecho da obra — um marco histórico para o Rio Grande do Norte. O trecho inicial contempla 57,6 quilômetros, ligando Mossoró ao entroncamento com a RN-233, em Assu.
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De acordo com o edital, o valor máximo estimado para a execução é de R$ 375,4 milhões. A empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto será o vencedor da concorrência, cuja sessão está marcada para o dia 11 de novembro. O investimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) e é considerado essencial para impulsionar a economia potiguar.
Duplicação da BR-304 é prioridade no desenvolvimento do RN
Construída na década de 1960, a BR-304 possui 409 quilômetros de extensão, sendo 289 em território potiguar. Ela liga Parnamirim à BR-116, no Ceará, e é uma das principais rotas de transporte de frutas, sal marinho e produtos industriais. Segundo o Governo do RN, a duplicação vai aumentar a segurança, gerar cerca de 5.500 empregos diretos e indiretos e melhorar a logística de exportação.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do projeto. “É um passo importante, a concretização de um sonho antigo. Essa rodovia é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte e para a segurança de quem trafega por ela”, afirmou.
Além disso, ela lembrou que o estado já recuperou 1.400 quilômetros de rodovias e prevê restaurar mais 664,8 quilômetros até 2026, totalizando mais de 2 mil quilômetros de estradas revitalizadas.
Obras devem durar até dois anos, segundo o DNIT
O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, afirmou que a conclusão da duplicação da BR-304 pode levar entre um ano e meio e dois anos, dependendo das condições climáticas e das intervenções urbanas necessárias. “Não se trata apenas de duplicar uma rodovia, mas de integrá-la às cidades e à economia do Nordeste”, explicou.
Por outro lado, a BR-304 já possui dois trechos parcialmente duplicados: entre Parnamirim e Macaíba, e na Reta Tabajara, que liga Macaíba à BR-226, rumo ao Seridó. Com a nova etapa, o Governo busca completar a ligação estratégica entre o litoral e o interior do Estado.






















































