O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (23) que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República nas eleições de 2026. O discurso foi realizado ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em Jacarta.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições”, afirmou.
O presidente voltou a criticar o protecionismo e defendeu comércio entre Brasil e Indonésia com as próprias moedas. “A Indonésia e o Brasil não querem uma Segunda Guerra Fria. Queremos comércio livre. E mais ainda: tanto Indonésia quanto Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois com as nossas moedas”, declarou.
Há expectativa de encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), durante a cúpula. Apesar de reunião ainda não ter sido oficialmente confirmada, Lula tem espaço na agenda. Segundo a Casa Branca, o presidente norte-americano também está interessado em se reunir com o petista.
LEIA TAMBÉM: Programa vai oferecer linha de crédito para modelos de balanças aprovadas pelo Inmetro
