A emissão de passaportes pode ser interrompida ainda este ano por falta de verba, alerta o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em nota divulgada nessa sexta-feira (24), a pasta afirmou que mantém ações “ativas e coordenadas” para garantir a continuidade do serviço pela Polícia Federal (PF), responsável pela confecção e entrega dos documentos.
Leia também:
Brasil assina convenção ONU contra crimes cibernéticos
Segundo o ministério, há diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar recursos e evitar qualquer suspensão. O serviço é considerado essencial, principalmente para cidadãos que dependem de viagens internacionais para trabalho, estudo ou lazer.
Histórico de interrupções e custos
Esta não é a primeira vez que a emissão de passaportes enfrenta riscos por questões financeiras. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a Polícia Federal já havia suspendido temporariamente o serviço por falta de orçamento.
Atualmente, o custo de um passaporte comum é de R$ 257,25. Em casos específicos, a taxa pode chegar a R$ 514,50, dependendo da urgência ou tipo de documento solicitado.
