A saúde pública de Natal vive uma nova fase. Em entrevista ao Jornal do Dia nesta segunda-feira (27), o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, apresentou os avanços da gestão e anunciou novidades que prometem ampliar o acesso da população aos serviços médicos.
Leia também:
Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes termina na sexta-feira (31)
De acordo com o secretário, a rede municipal ultrapassou a marca histórica de 100 mil atendimentos em um único mês, somando consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, CAPS, hospitais e maternidades. O crescimento reflete o impacto das mudanças implementadas ao longo dos últimos meses, como a substituição da cooperativa médica por novas empresas prestadoras de serviço.
“Rompemos a barreira dos 100 mil atendimentos e foguete não dá ré. Agora vamos ampliar ainda mais, com boas perspectivas e programas que serão implementados já em novembro”, destacou o secretário.
Um dos novos programas é o projeto piloto de consultas noturnas, que será implantado a partir de 3 de novembro nas UBS Pajuçara (Zona Norte) e Felipe Camarão II (Zona Oeste). O objetivo é atender famílias que têm dificuldade de comparecer às unidades em horário comercial.
“Vamos iniciar um projeto piloto com 12 especialidades médicas, como mastologia, ortopedia, dermatologia, oncologia e cardiologia, em atendimentos entre 18h e 20h. Esperamos realizar mais de 2 mil consultas por mês com esse novo formato”, explicou Geraldo Pinho.
Durante a entrevista, o secretário também atualizou o andamento das obras do Hospital Municipal de Natal, que segue com mais de 200 trabalhadores atuando no canteiro. A previsão é que a unidade, que contará com 100 leitos — sendo 10 de UTI e 90 de enfermaria —, seja entregue entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2026.
“As obras estão a pleno vapor. Esse será um equipamento fundamental para fortalecer a rede hospitalar de Natal e garantir mais assistência à população”, afirmou.
Ao comentar sobre os desafios da pasta, Geraldo destacou o compromisso com a humanização e a ampliação dos serviços.
“Nossa missão é fazer com que cada profissional atenda a população da melhor forma possível. Queremos não só tratar doenças, mas promover a saúde e prevenir problemas, com ações contínuas e resultados visíveis.”, disse.
O secretário também celebrou os números positivos do Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Segundo ele, Natal não tem mais fila de espera para mamografia, graças às ações realizadas em parceria com o Grupo Reviver e os mutirões do programa Prefeitura e Você.
“Reforçamos o diagnóstico precoce, ampliamos os atendimentos e intensificamos a vacinação contra o HPV. O mês ainda não acabou, mas os resultados já são fantásticos”, comemorou.
Assista






















































