O furacão Melissa está se movendo sobre o Mar do Caribe enquanto se transformava em um furacão de categoria 5, o nível máximo na escala Saffir-Simpson. A tempestade, que avança lentamente em direção à Jamaica e Cuba, registra ventos sustentados de até 282 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Nessa segunda-feira (27), o NHC classificou Melissa como uma tempestade “catastrófica”, alertando para riscos extremos de inundações, ventos destrutivos e chuvas torrenciais. O órgão prevê que o centro do furacão passe sobre a Jamaica entre a noite de segunda e esta terça-feira (28), e siga pelo leste de Cuba na noite seguinte.
Até quarta-feira (29), a tempestade poderá atingir o arquipélago das Bahamas e às Ilhas Turcas e Caicos, levando risco de inundações severas e ondas de até seis metros.
Jamaica em alerta máximo e evacuações em massa
Na Jamaica, o governo ordenou evacuações urgentes em comunidades costeiras e áreas vulneráveis. Quase 900 abrigos públicos foram abertos em todo o país, com apoio a famílias que decidiram deixar suas casas.
O primeiro-ministro Andrew Holness declarou estado de alerta e reforçou a gravidade da situação: “Não há infraestrutura na região que resista a uma tempestade de categoria 5. Pedimos que todos os jamaicanos sigam as orientações das autoridades.”
Apesar dos avisos, algumas famílias relutam em sair, temendo saques e perdas de bens pessoais. As forças de segurança intensificaram patrulhas nas áreas em evacuação.
LEIA TAMBÉM: TV Ponta Negra transmite a decisão entre Atlético-MG e Independiente Del Valle




















































