O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai investir R$ 3,6 milhões por ano na manutenção de nove cuidotecas em capitais brasileiras, incluindo Natal. O resultado do Edital de Chamamento Público nº 19/2025 foi divulgado nesta quarta-feira (29), no Dia Internacional do Cuidado e Apoio.
Leia também:
Parnamirim ganha espaço de leitura, ciência e sustentabilidade
As cidades contempladas são Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife e Teresina. Cada município receberá R$ 400 mil anuais, além de apoio técnico da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF) para a implantação dos espaços.
As cuidotecas são espaços públicos e gratuitos de cuidado infantil noturno, voltados ao acolhimento de crianças de 3 a 12 anos, com ou sem deficiência. O objetivo é garantir tranquilidade a quem trabalha, estuda ou faz cursos à noite, com prioridade para mulheres, mães solo, jovens estudantes e pessoas negras.
Segundo a secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, o projeto “é fundamental para reduzir desigualdades e permitir que mães e pais possam seguir estudando ou trabalhando com segurança”.
Os espaços oferecem atividades lúdicas, recreativas e de convivência, além de alimentação, higiene e descanso. As parcerias serão formalizadas por meio de convênios no sistema Transferegov, com duração de 30 meses.
O programa faz parte do Plano Nacional de Cuidados – Brasil que Cuida e marca a primeira fase de expansão das cuidotecas de base territorial no país.






















































