Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

TSE marca o julgamento que pode cassar mandato de Cláudio Castro

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) | Reprodução/Governo do RJ

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (4) o julgamento de um recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

O processo foi incluído nessa quarta (29) na pauta de julgamentos, um dia após a operação policial que resultou na morte de mais de 100 pessoas no estado, tornando-se a mais letal da história do Brasil.

A procuradoria eleitoral tenta reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que em maio 2024 absolveu Castro e outros acusados em um processo sobre supostas contratações irregulares na Fundação Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) durante a campanha eleitoral de 2022.

No recurso enviado ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, afirma que o governador teria obtido vantagem eleitoral por meio da contratação de servidores temporários sem amparo legal e da descentralização de recursos para entidades sem vínculo com a administração pública, além de outras irregularidades.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Absolvição no TRE-RJ

Em maio do ano passado, o TRE-RJ decidiu absolver, por maioria de votos, o governador Cláudio Castro (PL), o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil). A decisão teve quatro votos a favor e três contra.

Os políticos são acusados de abuso de poder econômico, político e de autoridade, além de uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2022.

LEIA TAMBÉM: Mossoró realiza mutirão de renegociação de dívidas rurais nesta sexta-feira (31)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a liminar do ministro Alexandre de Moraes que anulou a votação da Câmara...

Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou votação da Câmara dos Deputados que havia rejeitado a cassação da deputada Carla...

Política

A suspensão de Glauber Braga por seis meses foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (10). O resultado final foi de 318 votos...

Brasil

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, marcou para fevereiro de 2026 julgamento de réus acusados de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ),...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO