Saúde

Prefeitura de Natal inicia cirurgias odontológicas para pessoas com deficiência

Foto: Demis Roussos/Secom

A Prefeitura de Natal iniciou, nesta quinta-feira (6), a realização de cirurgias odontológicas para pessoas com deficiência no Hospital dos Pescadores (HOSPESC). A ação faz parte do Programa de Necessidades Especiais (PNE) e tem como objetivo oferecer atendimento sob sedação hospitalar a pacientes que não conseguem realizar o tratamento em consultórios convencionais.

Leia também:
Governo do RN convoca mais 96 trabalhadores aprovados no concurso da saúde

As cirurgias acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, com capacidade para três procedimentos por dia. A equipe é formada por anestesiologista, enfermeira, cirurgiã-dentista, cirurgião bucomaxilofacial e auxiliar de saúde bucal, garantindo segurança e acolhimento durante todo o processo.

Inicialmente, 39 pacientes que aguardavam na fila serão contemplados, com apoio do SESI, que auxilia na ampliação da assistência especializada no município. A expectativa é de que toda a lista seja zerada até o final de 2025.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Atendimento especializado e integração das equipes

Durante visita ao local, a vice-prefeita Joanna Guerra destacou que o início das cirurgias é resultado de um trabalho integrado entre as secretarias municipais. “O prefeito instituiu em abril um grupo voltado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo uma equipe multidisciplinar. Uma das primeiras prioridades foi justamente retomar esse serviço de cirurgias. Hoje, com Caio sendo o primeiro paciente, é uma alegria muito grande estar aqui”, afirmou.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raíssa Fernandes, explicou que o serviço atende pessoas com deficiência que apresentam quadros odontológicos complexos e necessitam da estrutura hospitalar. “Passamos por mutirões de triagem, consultas pré-operatórias e organização da fila, e hoje celebramos o primeiro procedimento”, disse.

O Hospital dos Pescadores conta com equipe especializada da rede municipal, e o objetivo é zerar a fila de espera e ampliar o atendimento a novos pacientes até 2025.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

O trânsito na Avenida Prudente de Morais foi totalmente liberado na tarde desta sexta-feira (16), no trecho localizado nas proximidades da Arena das Dunas,...

Economia

O material escolar em Natal ficou mais caro em 2026. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal)...

Saúde

A vacinação na Redinha será realizada pela Prefeitura do Natal nos dias 16 e 17 de janeiro, com o objetivo de facilitar o acesso...

Natal

Um estudo nacional colocou Natal entre as melhores cidades do Nordeste em qualidade de vida. Com isso, a capital potiguar ganhou destaque no Índice...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile