Brasil

Governo defende resolução sobre aborto legal infantil

Foto: Freepik

Os ministérios das Mulheres e dos Direitos Humanos e Cidadania divulgaram, nesta sexta-feira (7), uma nota oficial em defesa da Resolução nº 258/2024 do Conanda, que trata da garantia do aborto legal para meninas vítimas de estupro.

Leia também:
Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças e adolescentes vítimas de estupro

Em tom técnico, as pastas criticaram a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/25 pela Câmara dos Deputados, que tenta suspender os efeitos da resolução.

Segundo o comunicado, os ministérios estão atuando junto à Câmara com posicionamentos técnicos para tentar impedir o avanço da proposta, considerada inconstitucional.

“O corpo de uma criança não suporta uma gravidez”

Na nota, os ministérios destacam que os dados sobre gestações infantis decorrentes de estupro são alarmantes e que a resolução do Conanda busca assegurar atendimento e proteção integral às meninas vítimas de violência sexual.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O corpo de uma criança não suporta uma gravidez, e nenhuma gestação em situação de extrema vulnerabilidade deveria sequer ocorrer”, afirmam as pastas.

O texto também reforça que o Conanda agiu dentro de sua competência legal e democrática, com a participação da sociedade civil, ao editar a norma.

Por fim, os ministérios afirmam que o PDL 3/25 não possui fundamento constitucional e representa um retrocesso na proteção de meninas vítimas de violência sexual.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

A Prefeitura do Natal lança, nesta quinta-feira (13), a campanha “Natal em Mosaico: Cada Vida, uma Peça Essencial”, em parceria com a Secretaria Municipal...

Cidades

A capital potiguar se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (13), o 1º Congresso de Direito das Crianças, um dos eventos mais importantes...

Economia

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira (12) que os norte-americanos verão “anúncios substanciais” nos próximos dias com o objetivo de reduzir...

Saúde

Oito em cada dez (82%) brasileiros que fazem uso abusivo de bebida alcoólica acreditam beber moderadamente, aponta pesquisa do Instituto Ipsos em parceria com o Inteligência...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile