Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Meio Ambiente

Projeto utiliza IA para monitoramento ambiental na praia de Tabatinga

Projeto Aruanã.AI usa inteligência artificial para monitorar a fauna e as condições ambientais na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta.
Foto: Divulgação

O litoral potiguar ganha um importante reforço na preservação ambiental com o projeto Aruanã.AI, que acaba de instalar a primeira câmera de monitoramento ambiental no Mirante dos Golfinhos, na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta.

Leia também:
MPF reforça ações para proteger falésias de Pipa

A iniciativa, fruto de doação da Associação Litorânea Potiguar (ALIPO/RN), utiliza inteligência artificial para acompanhar, em tempo real, indicadores ambientais como o comportamento da fauna marinha, a movimentação de tartarugas e golfinhos, além de condições climáticas e de balneabilidade.

Tecnologia a serviço da preservação

O diretor da ALIPO, Alexandre Teixeira, acompanhou a instalação do sistema ao lado do prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Soares, e destacou o simbolismo do momento:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O Aruanã.AI é mais que um projeto tecnológico. É uma ferramenta de cuidado e valorização do nosso patrimônio natural, que une ciência, preservação e responsabilidade ambiental. Estamos orgulhosos com o fato do Rio Grande do Norte ser o ponto de partida dessa iniciativa”, afirmou.

Expansão e reconhecimento nacional

O equipamento marca o início de uma nova fase de monitoramento inteligente e sustentável no litoral do Rio Grande do Norte. As imagens captadas serão transmitidas diretamente para centros de acompanhamento e também apresentadas durante a COP30, em Belém (PA), como exemplo de inovação e sustentabilidade ambiental.

O projeto Aruanã.AI está em expansão, com a instalação de outras 30 câmeras em Tabatinga, Barra do Cunhaú e pontos ambientais de Canguaretama. Em breve, o serviço também chegará a Búzios e outras áreas estratégicas, ampliando a rede de monitoramento ambiental e fortalecendo as ações de segurança, pesquisa e conservação da vida marinha.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Morre de Titina Medeiros, causando forte comoção no meio artístico e entre admiradores da cultura potiguar. A atriz, natural de Currais Novos, no Seridó...

Rio Grande do Norte

Morre aos 70 anos, Walter Byron Dore Júnior, integrante de uma das famílias mais tradicionais da indústria de bebidas do Nordeste. A Dore Refrigerantes...

Meio Ambiente

Acordo Mercosul-UE  foi comemorado neste sábado (10) pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A aprovação do acordo comercial pela...

Brasil

A mordida de tubarão registrada nessa sexta-feira (9) em Fernando de Noronha acendeu um alerta entre autoridades ambientais e o setor turístico da ilha....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO