Um dia após a realização do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, cerca de 3,51 milhões de candidatos aguardam a divulgação do gabarito oficial das questões objetivas. O documento será publicado na próxima quinta-feira (13), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia também:
Redação do Enem 2025 aborda perspectivas do envelhecimento
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa em Brasília, na noite deste domingo (9). O gabarito estará disponível no portal do Inep, na seção “Provas e Gabaritos”.
A data de divulgação representa uma antecipação em relação ao edital, que previa a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até 28 de novembro.
Primeiro dia de provas
Neste domingo (9), os candidatos responderam a 90 questões objetivas — 45 de linguagens e 45 de ciências humanas —, além de produzirem uma redação dissertativo-argumentativa com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.”
As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios das 27 unidades da federação.
Cronograma do Enem 2025
13 de novembro: Divulgação do gabarito oficial do primeiro dia de provas.
16 de novembro: Aplicação do segundo dia de provas, com 90 questões de matemática e ciências da natureza.
17 a 21 de novembro (até 12h): Prazo para solicitar reaplicação das provas, em casos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
30 de novembro e 7 de dezembro: Aplicação especial em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), por causa da COP30.
16 e 17 de dezembro: Reaplicação oficial do Enem 2025.
Janeiro de 2026: Divulgação dos resultados oficiais (data a ser confirmada pelo Inep).
O resultado dos treineiros será liberado cerca de 60 dias após a divulgação do resultado geral. Nesse mesmo período, será disponibilizada a vista individual da redação, permitindo que os candidatos verifiquem o desempenho em cada competência avaliada.
Função do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sisu e do Prouni.
Em 2025, o Enem também voltou a ser usado para a certificação do ensino médio. Mais de 98 mil candidatos solicitaram a certificação, que exige mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.






















































