A Prefeitura do Natal apresentou, nesta terça-feira (2), o novo fluxo de repasses da Prefeitura do Natal durante mais uma Reunião das Câmaras Temáticas, realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. O encontro reuniu todo o secretariado municipal e foi conduzido pela Controladoria Geral do Município (Control) e pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).
Leia também:
Natal recebe evento sobre impactos climáticos na saúde de populações em situação de vulnerabilidade
Segundo o secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, o momento reforça a integração e a modernização dos processos internos.
“Estamos fortalecendo a integração entre as secretarias, aprimorando processos e garantindo que todos caminhem no mesmo ritmo. A modernização do fluxo de repasses e o alinhamento sobre o encerramento do exercício fiscal aprimoram a governança e tornam a gestão municipal ainda mais eficiente e transparente”, afirmou.
O secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, destacou que o novo modelo representa uma mudança estrutural na rotina administrativa. Ele explicou que o fluxo foi totalmente integrado ao sistema E-Cidade, plataforma utilizada pelas secretarias no dia a dia.
“Estamos adotando um fluxo muito mais otimizado, totalmente integrado ao E-Cidade. Isso desburocratiza, agiliza o trabalho, melhora a qualidade da informação e traz mais transparência. Algumas pastas já atuavam em fase piloto, e agora expandimos essa nova lógica para toda a administração municipal”, disse.
Encerramento do exercício fiscal
Durante a reunião, a Sefin reforçou aos gestores a importância do cumprimento dos prazos legais relacionados ao encerramento do exercício financeiro. As etapas seguem até janeiro e fevereiro, conforme determinações do Tribunal de Contas.
O objetivo é assegurar que todas as secretarias mantenham procedimentos alinhados, evitando inconsistências e garantindo uma transição organizada para o próximo exercício fiscal.
