A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira (4), um homem investigado por contrabando após localizar material de violência sexual infantil na residência do suspeito, em Natal. A prisão ocorreu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Leia também:
Carnaúba dos Dantas: homem que teria abusado da neta está vivo e fugiu das agressões da filha
De acordo com a PF, os mandados foram cumpridos porque o investigado já era reincidente na prática de contrabando. Durante as buscas, os agentes encontraram cigarros contrabandeados destinados à comercialização, além de dinheiro não declarado.
Além disso, os policiais identificaram conteúdo envolvendo violência sexual contra criança, o que levou à prisão em flagrante do suspeito. Segundo a corporação, a criança foi imediatamente encaminhada ao Conselho Tutelar, que fará a avaliação e o acompanhamento necessários diante da grave situação de risco.
PF alerta para cuidados no mundo virtual
A Polícia Federal reforça que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional recomenda o uso de expressões como abuso sexual ou violência sexual de crianças e adolescentes, por refletirem com mais precisão a gravidade dos crimes.
A corporação também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes no uso de redes sociais, jogos e aplicativos. Falar abertamente sobre segurança, explicar como agir diante de contatos inadequados e observar mudanças repentinas de comportamento são medidas essenciais de proteção.
Segundo a PF, prevenir é a forma mais eficaz de garantir o bem-estar das vítimas em potencial. A informação continua sendo um dos principais instrumentos para salvar vidas.
