A renovação do cadastro dos comerciantes que atuam na orla da Praia de Ponta Negra começou nesta segunda-feira (8). A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), vai realizar o processo até 16 de janeiro de 2026, e todos os trabalhadores autorizados devem atualizar o registro.
Leia também:
Mercado da Redinha será reaberto no dia 22 de dezembro
Os ambulantes receberão uma mensagem via WhatsApp oficial da Prefeitura, enviada pela assistente virtual ESTELA. No aviso, constará a necessidade de renovar o crachá para continuar atuando na orla. Pelo próprio aplicativo, será possível agendar a retirada do documento, com data e horário definidos, o que evita filas.
Como será feita a entrega dos crachás
A entrega ocorrerá na sede da Semurb, na Av. Nevaldo Rocha, 4665, no bairro Tirol, sob coordenação da Supervisão Geral de Fiscalização Ambiental (SGFA). O atendimento será no 2º andar.
Segundo o supervisor geral de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida, é fundamental que o comerciante chegue no horário marcado e apresente documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o crachá utilizado em 2025.
A renovação garante a atualização do cadastro e melhora o ordenamento das atividades comerciais na orla. Com isso, cada comerciante recebe um novo crachá de identificação e assina o Termo de Autorização de Uso, válido por um ano e com regras detalhadas para atuação no local.
Os crachás possuem foto, identificação completa, QR Code com informações sobre o tipo de comércio e uma cópia do Termo de Autorização de Uso expedido pela Semurb.
Almeida afirma que a secretaria deve entregar 550 novos crachás até o fim do período de renovação. Dessa forma, o controle e a fiscalização na orla de Ponta Negra serão ainda mais eficientes.
Funcionamento da entrega dos crachás
Dezembro: dias 8 a 11; 15 a 18; 22 e 23; 29 e 30
Janeiro: dias 5; 7 a 9; e 12 a 16






















































