O Ministério da Justiça lançou, na última segunda-feira (8), o Programa Captura. A ação de articulação nacional é voltada à identificação, à localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. A medida visa cumprir mandados de prisão cuja execução é estratégica para enfrentar organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta no Brasil.
Segundo o gov.br/captura, o Rio Grande do Norte possui, até então, 8 foragidos mais procurados:
- Alef Bruno Oliveira da Silva, 30 anos
- Fabio Xavier da Silva, 39 anos
- Jefferson Emiliano Lopes, 31 anos
- Mateus Lino dos Santos, 26 anos
- Matheus Vinícius de Oliveira Dantas, 26 anos
- Rafael Anderson Batista Leal, 28 anos
- Ruan Tales Silva de Oliveira, 37 anos
- Sandro Afonso de Souza Tavares, 38 anos

oto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Segundo o MJSP, os crimes atribuídos a esses foragidos incluem roubo majorado, tráfico de drogas e associação com organização criminosa.
Leia também:
Programa “Captura” reúne forças de segurança para localizar e prender foragidos de alta periculosidade
Como funciona o Programa Captura
A lista reúne até oito alvos prioritários por estado, escolhidos com base em uma matriz de risco que considera: gravidade do crime, vínculos com facções, múltiplos mandados em aberto e atuação interestadual.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones oficiais: 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil). A identidade do denunciante é preservada.
O site oficial do programa (gov.br/captura) traz nome, foto e mandados de prisão — pública e acessível — para facilitar a colaboração da sociedade.
A lista pode ser atualizada semestralmente ou a qualquer momento, caso haja mudanças significativas.
Integração nacional e reforço ao combate ao crime
O Programa Captura foi concebido como uma ação estruturante do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), incentivando operações conjuntas entre polícias civis, militares, federais e unidades de inteligência em todo o país.
A divulgação da lista e a abertura para denúncias da população têm o objetivo de acelerar prisões, desarticular redes criminosas e reduzir a criminalidade violenta, em especial crimes graves e de alta periculosidade..






















































