Polícia

Operação do MPRN investiga fraudes em contratos na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Ventania, com o objetivo de desarticular um suposto esquema criminoso que operava na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento. A investigação apura indícios de contratação direta ilegal, peculato (desvio de recursos públicos), lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A ação é conduzida pela Procuradoria-Geral de Justiça e já identificou movimentações financeiras atípicas e vultosas entre os investigados e suas respectivas pessoas jurídicas.

Durante a Operação Ventania, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento, na Câmara Municipal de Bento Fernandes, além de residências e empresas localizadas nos municípios de Natal, Parnamirim, Caiçara do Rio do Vento, Bento Fernandes, Galinhos e João Pessoa, na Paraíba.

Força-tarefa

A força-tarefa mobilizou 10 promotores de Justiça, 37 servidores do MPRN e 40 policiais militares. A operação também contou com o apoio do Ministério Público da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo as investigações, o esquema fraudulento seria articulado por um grupo familiar e empresarial interligado, que utilizava a criação e o funcionamento de diversas empresas — algumas consideradas empresas de fachada — para movimentar e ocultar valores desviados de contratos públicos.

No centro da apuração estão contratações diretas suspeitas realizadas pela Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento, envolvendo procedimentos de inexigibilidade e dispensa de licitação.

A análise bancária revelou uma movimentação financeira atípica e circular de recursos, incluindo o saque de R$ 730 mil da conta da principal empresa de contabilidade investigada, seguido de depósito simultâneo em uma empresa recém-criada. Conforme o MPRN, essa empresa é apontada como sendo de fachada, criada com o objetivo de dissimular a origem ilícita e o destino final dos recursos públicos desviados.

Todo o material apreendido durante a operação será analisado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, que busca identificar a possível participação de outras pessoas no esquema e a prática de novos crimes pelo grupo investigado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A prisão de Oruam foi decretada nesta terça-feira (3) pela Justiça do Rio de Janeiro. A decisão ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça...

Polícia

A incineração de drogas realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte eliminou aproximadamente meia tonelada de entorpecentes apreendidos em ações policiais no...

Natal

A Prefeitura do Natal realizou, nesta segunda-feira (26), uma capacitação voltada aos servidores e servidoras da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres...

Polícia

Um idoso identificado como José Antônio dos Santos, de 64 anos, vive há mais de cinco anos na quadra Chico do Ouro, no Centro...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile