O Ministério da Saúde lançou uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa, com conteúdo mais didático, acessível e linguagem simplificada. O novo documento amplia as informações disponíveis e passa a incluir temas como saúde mental, prevenção da violência, cuidados paliativos e seguridade social.
Leia também:
Tomógrafo quebra novamente no Walfredo Gurgel sem prazo de retorno
A caderneta já está disponível em versão digital no portal do Ministério da Saúde. Ainda neste ano, o material também poderá ser acessado pelo aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, uma versão física será distribuída em todo o país.
Ferramenta fortalece o cuidado com a população idosa
Segundo o Ministério da Saúde, a atualização torna o documento um importante instrumento de acompanhamento da saúde da pessoa idosa, além de facilitar a comunicação entre usuários, familiares e profissionais da Atenção Primária.
“A Caderneta da Pessoa Idosa é uma importante aliada para acompanhar a saúde, orientar sobre cuidados, direitos e cidadania da nossa população nos territórios”, destacou a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas.
Documento mais acessível e acolhedor
A nova versão foi reestruturada para ser mais acessível, acolhedora e robusta, considerando a diversidade e a realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais.
Entre as principais novidades, está a inclusão do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20), que permite avaliar condições de fragilidade e identificar necessidades específicas de cada pessoa idosa.
O material também passou a contar com fontes maiores, ilustrações e QR Codes, que direcionam usuários e profissionais de saúde para conteúdos complementares de educação em saúde.
Avanços no SUS e na Atenção Primária
Com a atualização da caderneta, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com o cuidado integral da população idosa e amplia a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) ao processo de envelhecimento da população.
Outro avanço destacado é a inclusão do Indicador do Cuidado da Pessoa Idosa no cofinanciamento da Atenção Primária, fortalecido pela estratégia Saúde Brasil 360°, que consolida a APS como eixo central do SUS.
O que é a Caderneta da Pessoa Idosa
A Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento voltado tanto para o cidadão quanto para os profissionais de saúde. Nela, podem ser registrados dados sobre consultas, vacinas, medicamentos e exames, além de reunir informações sobre direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, serviços públicos e telefones úteis.





















































