Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Reforma ministerial pode trocar até 20 ministros no governo Lula

Reforma ministerial no governo Lula pode atingir até 20 ministros em 2026, com saídas motivadas por fatores políticos e eleitorais.
Foto: Group Publishing

A reforma ministerial no governo Lula ganhou força após a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça, abrindo caminho para mudanças que podem atingir entre 18 e 20 ministros neste início de 2026. Atualmente, o governo federal conta com 38 ministérios.

Leia também:
Moraes assume presidência do STF durante recesso

Nos bastidores, a expectativa é de alterações em pastas estratégicas, impulsionadas por fatores políticos e eleitorais, além de discussões sobre um possível desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Prazo eleitoral pressiona mudanças

A legislação eleitoral determina que ocupantes de cargos públicos que pretendem disputar eleições devem se afastar das funções até 6 de abril, com exceção de quem possui mandato parlamentar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Esse prazo tem acelerado as articulações dentro do Palácio do Planalto, principalmente diante das eleições de 2026.

Haddad anuncia saída e mira disputa eleitoral

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que deve deixar o cargo até fevereiro, com o objetivo de ajudar na campanha à reeleição do presidente Lula.

No entanto, nos bastidores, não está descartada a possibilidade de Haddad disputar o governo de São Paulo ou uma vaga no Senado Federal.

Outros ministros também podem deixar o governo

Entre os nomes cotados para deixar a Esplanada dos Ministérios estão Marina Silva, do Meio Ambiente; Geraldo Alckmin, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Rui Costa, da Casa Civil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A expectativa é de que a reforma ministerial seja usada como estratégia para reorganizar a base política do governo e fortalecer alianças para o próximo ciclo eleitoral.

Com informações do SBT News

Notícias relacionadas

Política

A gestão Lewandowski  foi amplamente elogiada por autoridades do Judiciário e do governo federal após a saída de Ricardo Lewandowski do comando do Ministério...

Política

A saúde de Bolsonaro voltou ao centro do debate público após declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na sexta-feira (9), ela afirmou que o ex-presidente...

Política

O Conselho Federal de Medicina (CFM) comunicou, nesta sexta-feira (9), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cumpriu a decisão...

Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, no prazo de cinco dias,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO