Os resultados do Enem 2025 são divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas individuais estarão disponíveis na Página do Participante, onde os candidatos poderão conferir a pontuação da redação, que varia de zero a mil pontos, além das notas das quatro áreas de conhecimento avaliadas no exame.
Leia também:
Concurso TCE RN abre inscrições com 55 vagas além de cadastro de reserva
Para os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será divulgado em data posterior.
Notas do Enem permitem acesso ao Sisu, Prouni e Fies
Com os resultados do Enem 2025, os participantes poderão concorrer a vagas no ensino superior por meio de programas federais. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrem de 19 a 23 de janeiro.
Já os interessados em bolsas de estudo poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), entre os dias 26 e 29 de janeiro. Também será possível utilizar a nota para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos.
Provas foram aplicadas em novembro em todo o país
A edição de 2025 do Enem foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorreram excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de linguagens, redação e ciências humanas. Já no segundo dia, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
Enem é principal porta de entrada para o ensino superior
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies.
Os resultados individuais também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep, garantindo acesso facilitado às notas de estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.
