Com o início do ano letivo, a mostra interativa “Mundo Zira”, em cartaz no Museu da Rampa até 26 de abril, reforça o convite para escolas públicas e privadas de Natal e do interior do estado que desejem visitar a exposição. A entrada é gratuita, e o agendamento deve ser realizado por meio de formulário disponível no Instagram @mundozira. Desde sua abertura, em novembro, a atração já recebeu 134 grupos e mais de 4 mil estudantes.
As visitas guiadas são voltadas a grupos escolares, instituições e excursões, com mediação educativa que propõe um percurso sensível e participativo pela obra de Ziraldo (1932–2024). Ao longo da experiência, os alunos interagem com personagens, narrativas e elementos gráficos presentes em clássicos como “O Menino Maluquinho”, “Flicts”, “O Menino Quadradinho” e “A Turma do Pererê”.
Segundo a coordenadora do Educativo, Karen Álvares, a proposta envolve literatura, artes visuais e recursos tecnológicos em estações interativas com projeções digitais, painéis sensíveis ao toque, pintura virtual e experiências sonoras. “As atividades incentivam o diálogo, a criatividade e o contato com a produção artística e literária de Ziraldo, um dos principais nomes da cultura brasileira”, destaca.
Por dentro do “Mundo Zira”
A exposição reúne núcleos que traduzem o universo criativo do multiartista. Em uma projeção inspirada no livro “Flicts (1969), o visitante tem uma experiência sinestésica em que cores ganham movimento ao som de Sérgio Ricardo. Já os painéis táteis permitem criar combinações inéditas com personagens de “O Menino Maluquinho”, enquanto as páginas ampliadas de “O Menino Quadradinho” convidam o público a colar balões de fala e reinventar a narrativa.
Outras estações incluem pintura digital, interações sonoras acionadas por onomatopeias e projeções de “A Turma do Pererê”, que celebram a diversidade cultural brasileira e a originalidade de Ziraldo. A mostra já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, somando cerca de 400 mil visitantes, e Natal é a primeira cidade do Nordeste a receber o projeto.
Como funcionam as visitas educativas
O agendamento é obrigatório para grupos com mais de 10 pessoas e deve ser feito por meio de formulário próprio, conforme a disponibilidade de datas e horários. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira, nos horários de 9h, 11h30 e 14h. O acesso à exposição é organizado em grupos de até 20 pessoas por vez; grupos maiores são divididos em subgrupos, sendo recomendado o agendamento de mais de um horário.
“Pedimos apenas que, em caso de imprevisto, as escolas informem o cancelamento com a maior antecedência possível, para que possamos reorganizar a agenda e atender outros grupos. Esse planejamento é fundamental para que a mediação aconteça de forma cuidadosa, considerando as especificidades de cada turma e ampliando as possibilidades de troca e aprendizado ao longo da visita”, explica Karen.
Idealizada e produzida pela Lumen Produções, a exposição “Mundo Zira” conta com patrocínio oficial do Banco do Brasil e da BB Asset, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
Serviço:
Exposição “Mundo Zira” – Ziraldo Interativo
Quando: de 6 de novembro de 2025 a 26 de abril de 2026
Onde: Museu do Complexo Cultural Rampa (R. Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal/RN)
Horário de funcionamento da exposição: terça a domingo, das 9h às 17h
Visitas educativas: terça a sexta, às 9h, 11h30 e 14h
Última retirada de ingressos para o público geral: 16h
Entrada gratuita
Agendamento de visitas educativas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdT6s6CbPl7-0iPEzVd5iQLzGrsdis4yHrHer3UyuW4DnrJQ/viewform
Ingressos individuais: disponíveis antecipadamente pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-mundo-zira/3169427 ou na bilheteria do Museu da Rampa, de acordo com a lotação do espaço.






















































