Economia

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

Foto: Sandro Menezes

O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2) aos trabalhadores. O valor pode ser conferido no contracheque referente a janeiro.

O reajuste de 6,79%, equivalente a R$ 103, foi oficializado pelo Decreto 12.797/2025. O aumento segue a política de valorização do salário mínimo, que combina inflação (INPC) e crescimento do Produto In terno Bruto (PIB), respeitando os limites do arcabouço fiscal, que restringe o reajuste a 2,5% acima da inflação do ano anterior.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber o novo salário mínimo no último dia 26. O pagamento segue até sexta-feira (6), conforme o número final do cartão, sem considerar o dígito verificador.

Quanto vale o mínimo em 2026

•    Mensal: R$ 1.621;

•    Diário: R$ 54,04;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

•    Hora: R$ 7,37.

Como foi calculado

•    Inflação pelo INPC: 4,18%;

•    Somada ao crescimento real do PIB: 3,4%;

•    Adicional de 3,4% limitado a 2,5% pelo arcabouço fiscal;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

•    Reajuste total: 6,79%.

LEIA TAMBÉM: Carnaval 2026: confira a programação do Polo Ponta Negra

Notícias relacionadas

Economia

O Pix por aproximação passa a ter novas regras a partir desta quinta-feira (1º). O Banco Central (BC) retirou o teto específico de R$...

Brasil

Um novo lote do chamado “dinheiro esquecido” do antigo fundo PIS/Pasep começa a ser pago nesta sexta-feira (25) aos trabalhadores que pediram o ressarcimento...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana o registro do medicamento Etcamah (camizestranto), indicado para o tratamento de pacientes adultos com...

Economia

O Banco Central (BC) autorizou o uso do Pix Automático em contas-salário a partir de 1º de julho de 2027. A mudança faz parte...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile