Cidades

Governo do RN reúne órgãos para alinhar ações de prevenção e combate à seca

Foto: Joana Lima

A governadora Fátima Bezerra coordenou nesta terça-feira (10), no auditório da Governadoria do Estado, a reunião com órgãos das esferas federal, estadual e municipal para discutir ações de prevenção, preparação e resposta aos impactos da seca no Rio Grande do Norte.

Entre as medidas apresentadas estão obras de infraestrutura hídrica, estratégias de apoio e fortalecimento da agropecuária, além de ações como a construção de cisternas, poços artesianos e a instalação de dessalinizadores.

“Cumprimos nosso papel de buscar integração com órgãos do Governo Federal, entes municipais, prefeituras e a sociedade civil. O objetivo é traçarmos, juntos, um diagnóstico da situação atual da infraestrutura e da segurança hídrica do Estado para nos prepararmos adequadamente”, disse a governadora.

Planejamento estratégico estadual

Sobre o planejamento estratégico estadual e as ações de convivência com a estiagem, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Paulo Varella, detalhou que o Governo do Rio Grande do Norte já investiu R$ 1,3 bilhão em infraestrutura hídrica entre 2019 e 2025. Entre as obras concluídas, destaca-se a Barragem de Oiticica, com capacidade de 742,6 milhões de metros cúbicos (m3), além da Adutora do Agreste Potiguar, que segue em avanço e deve beneficiar cerca de 500 mil habitantes, levando água para 38 municípios da região.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Governo do Estado também ampliou a perfuração de poços, com mais de 600 unidades perfuradas ao longo da atual gestão, sendo 250 entregues apenas em 2025. Outra ação estruturante é o programa Açude Mais Seguro, que prevê a recuperação de barragens antigas. Das 28 selecionadas, 14 já tiveram as obras concluídas com recursos próprios.

Reservatórios acumulam 36,41% da capacidade total

Dados do Igarn indicam que os reservatórios do RN acumulam atualmente cerca de 1,93 bilhão de metros cúbicos de água, o equivalente a 36,41% da capacidade total. As quatro maiores barragens concentram mais de 80% desse volume. “A nova configuração climática impõe desafios imensos. O que funcionava no passado não serve mais para o futuro; hoje, precisamos de uma infraestrutura muito mais robusta. O Rio Grande do Norte vem se preparando de forma inédita para conviver efetivamente com o clima semiárido. Não basta a percepção da escassez; é preciso reservar água e ter capacidade técnica para transportá-la”, complementou o secretário de Recursos Hídricos.

LEIA TAMBÉM: Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes até sexta-feira no RN

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Carnaval

A Banda da Praia chega à sua 10ª edição em 2026 consolidada como um dos eventos que marcam oficialmente a abertura do Carnaval de...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a 26ª fase da Operação Uiraçu, destinada a combater armazenamento, compartilhamento e comercialização de mídias contendo cenas...

Cidades

O Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas no Rio Grande do Norte até as 23h59 da próxima sexta-feira (13). O Instituto Nacional de...

Saúde

O Governo Federal revogou nessa terça-feira (10) edital do programa Mais Médicos que previa criação de 5,9 mil vagas em cursos de medicina em...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile