Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Ministro Durigan vai à França para reunião do G7

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, embarcou neste fim de semana para cumprir agenda oficial na França. A viagem marca a segunda missão internacional desde que assumiu o comando da equipe econômica do governo federal após a saída de Fernando Haddad.

Leia também:
Novo Desenrola Brasil ganha calculadora de dívidas; Veja como simular

A agenda prevê participação em reuniões do G7, encontros bilaterais com autoridades estrangeiras e debates relacionados à inteligência artificial, energia e minerais estratégicos. Além disso, o Brasil participa do encontro como país convidado do grupo formado por Estados Unidos, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

Segundo o cronograma oficial, Durigan vai à França nesta segunda-feira (18), quando chegará a Paris para iniciar os compromissos diplomáticos e econômicos. Primeiramente, o ministro participará de uma mesa redonda promovida pela revista Le Grand Continent, voltada para debates sobre geopolítica e análises internacionais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Depois disso, Durigan participará de um almoço na sede do jornal francês Le Monde. À tarde, ele visitará a startup francesa de inteligência artificial Mistral AI, onde terá reunião com o CEO da empresa, Arthur Mensch.

Durigan vai à França para discutir energia e IA

Na terça-feira (19), Durigan vai à França para participar oficialmente da reunião de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G7. Além disso, o ministro brasileiro cumprirá uma série de encontros bilaterais com autoridades internacionais.

Entre os compromissos previstos estão reuniões com Anne Le Hénanff, ministra-delegada para Inteligência Artificial da França, e com Satsuki Katayama, ministra das Finanças do Japão. Simultaneamente, Durigan também deverá conversar com Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O encontro ocorre em meio às preocupações globais relacionadas ao abastecimento energético por causa do conflito no Oriente Médio. Por outro lado, o governo brasileiro pretende aproveitar a viagem para ampliar diálogos econômicos e estratégicos.

Conforme declarou recentemente em entrevista à TV Brasil, o ministro pretende apresentar o Brasil como alternativa relevante no mercado global de minerais críticos. Entre os materiais destacados estão terras raras, nióbio e grafeno, considerados essenciais para a indústria tecnológica e para a transição energética.

Durigan afirmou que o governo busca atrair investimentos estrangeiros para o setor mineral brasileiro sem abrir mão do controle nacional sobre os recursos naturais.

O ministro retorna ao Brasil na quarta-feira (20), após encerrar os compromissos em Paris. Inicialmente, a viagem incluiria passagem pela Rússia para reunião do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics. No entanto, a visita a Moscou foi cancelada devido às interrupções no aeroporto da capital russa provocadas por ataques de drones ucranianos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O programa Minha Casa Minha Vida ganhará um reforço significativo com o anúncio da construção de 85 mil novas moradias em todo o país....

Economia

A conta de luz terá uma alta média de 8,6% em 2026, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (12) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)....

Educação

  A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está capacitando 20 professores da rede municipal de Natal, para o uso de...

Economia

O endividamento das famílias brasileiras alcançou 81,6% em maio de 2026, o maior índice da série histórica iniciada em 2015. Os dados são da...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO