Um ciclone extratropical em alto mar está intensificando o frio nesta segunda-feira (12) em grande parte do Sudeste e em toda a região Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, embora o sistema não traga chuva, ele carrega uma nova massa de ar polar que manterá as temperaturas baixas até terça-feira (13).
Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, no centro e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná, há previsão de geada. Além disso, do litoral gaúcho ao carioca, o mar deve ficar bastante agitado, mesmo sem previsão de chuva.
No sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, esta segunda-feira (12) começou gelada, com temperaturas ficando mais amenas ao longo da tarde. A única exceção no Sudeste é Vitória, no Espírito Santo, onde pode haver chuva rápida e temperaturas um pouco mais altas. Cidades do sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também começaram o dia mais geladas, enquanto em todo o Centro-Oeste o céu deve permanecer azul, com poucas nuvens e sem chuva durante toda a segunda-feira (12).
No Norte e Nordeste do Brasil, o clima será diferente, com pancadas de chuva passageiras em todo o litoral, mas sem grandes acumulados. A semana começa abafada com possibilidade de chuva logo de manhã em Manaus, Boa Vista e Santarém. O dia começou com temperaturas mais amenas no sul de Rondônia e no Acre, mas esquenta durante o dia e não chove.
Alertas meteorológicos
A previsão inclui alertas de mar muito agitado no Sul e Sudeste, com ressaca entre Chuí, no Rio Grande do Sul, e São Mateus, no Espírito Santo. Rajadas de vento forte, variando de 51 a 70 km/h, estão previstas para o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.
Geadas podem ocorrer na Campanha Gaúcha, Serra, Vales e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-norte e sul de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Rajadas de vento moderadas, entre 40 e 50 km/h, são esperadas no litoral paulista, sul e litoral do Rio de Janeiro, sudoeste de Mato Grosso, litoral do Espírito Santo e interior e litoral do Nordeste.
Umidade relativa do ar baixa gera alerta
A umidade relativa do ar está em estado de atenção, abaixo dos 30%, no norte do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, centro-norte de Minas Gerais, norte da Bahia, interior de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, sul do Ceará, oeste de Mato Grosso, sul do Amazonas, Pará e no estado de Rondônia.
A umidade relativa do ar é considerada em estado de alerta, abaixo dos 20%, no extremo norte de São Paulo, noroeste e Triângulo Mineiro, oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e centro-leste de Mato Grosso.
Chuva moderada é esperada no extremo sul da Bahia, enquanto pancadas de chuva moderada a forte, com raios e ventos de 51 a 71 km/h, são previstas para o extremo norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e estado do Amapá.
