Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Eleições nos EUA acontecem nesta terça; veja o que você precisa saber sobre o pleito

Vice-presidente dos EUA e candidata democrata, Kamala Harris, e ex-presidente e candidato republicano Donald Trump | Reprodução/campanhas eleitorais

Milhões de eleitores irão às urnas nesta terça-feira (5) para escolher o novo presidente dos Estados Unidos. Neste ano, disputam o cargo a vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Ambos aparecem quase empatados nas pesquisas, mostrando que o pleito será acirrado.

Em meio ao aumento das buscas pelo tema, o SBT News separou uma série de perguntas e respostas com os principais pontos para entender a votação americana. Confira:

Como funcionam as eleições nos EUA?

Nos Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório, as eleições presidenciais acontecem pelo sistema de Colégio Eleitoral. Cada um dos 51 estados tem um número específico de votos, proporcional à sua população, baseado no número de representantes políticos no Congresso. Isso significa que alguns estados têm mais peso do que outros.

Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 54 votos, enquanto estados mais rurais, como Montana (1,1 milhão de habitantes), conta com apenas quatro. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele Colégio Eleitoral – prática conhecida como “winner takes all” (“o ganhador leva tudo”, na tradução em português).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A regra não se aplica apenas aos estados de Maine e Nebraska, que têm as próprias regras eleitorais. Em alguns casos, os votos podem ser divididos entre os candidatos.

Quando acontece a eleição?

Assim como no Brasil, os Estados Unidos elegem um presidente a cada quatro anos. No país, o pleito acontece sempre na terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro, dia que, neste ano, caiu no dia 5. A votação é feita em cédulas e o horário pode variar de um estado para o outro, podendo durar até as 22h (2h no horário de Brasília).

Apesar da votação geral ser nesta terça, milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente, tanto presencialmente como pelo correio. Isso ocorre em estados onde a logística ou a distância podem dificultar a participação no pleito (que não é considerado feriado). O objetivo é garantir o maior número possível de eleitores.

Quem são os candidatos?

Neste ano, os principais candidatos que disputam à Presidência dos Estados Unidos são a vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Kamala substituiu o presidente Joe Biden, que decidiu desistir da reeleição em julho deste ano em meio à pressão do partido.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Uma aeronave militar da Força Aérea dos Estados Unidos pousou, na tarde de terça-feira (19), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS),...

Brasil

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, sem identificação, pousou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na noite de terça-feira (19). A...

Mundo

O governo dos Estados Unidos subiu o tom contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na noite de segunda-feira (18), o...

Mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que irá mobilizar 4,5 milhões de soldados da milícia em resposta à “ameaça” dos Estados Unidos. O anúncio foi feito na...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO