Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Intenção de Consumo das Famílias recua em abril e acende alerta para confiança econômica

SEDEC projeta crescimento do PIB do RN entre 1,1% e 2,3% em 2026, acompanhando a economia nacional e com destaque para o setor de serviços.
Foto: Marcello Casal

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou nova retração em abril, com queda de 0,4% na comparação mensal e de 1,6% frente a abril do ano passado. O índice, calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 101,6 pontos, com ajuste sazonal, mantendo-se ainda acima da linha de otimismo (100 pontos), mas demonstrando sinais claros de desaceleração no apetite do consumidor.

Leia também:
Inflação dá sinal de alívio em março, com impacto positivo em todas as faixas de renda

Este é o terceiro mês consecutivo com o índice em queda. A principal causa apontada é a incerteza econômica, impulsionada por juros e inflação elevados que afetam diretamente o poder de compra e o acesso ao crédito.

“Com o cenário de juros altos e inflação resistente, a tendência é que o consumo continue em ritmo lento ao longo do ano, apesar dos esforços do comércio varejista, com resultados semelhantes ou inferiores a 2024. É nesse contexto que a atuação da CNC se torna ainda mais essencial, defendendo políticas que estimulem a atividade econômica e apoiando os empreendedores”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sinais mistos na composição do índice

A análise dos componentes da ICF revela que, apesar da retração geral, alguns subindicadores apresentaram variações positivas. O Acesso ao Crédito cresceu 0,6% em relação a março, sustentado por uma leve melhora da liquidez do mercado, ainda que permaneça 1,0% abaixo do patamar de abril de 2024. Já o item Momento para Compra de Bens Duráveis teve o pior desempenho no recorte anual, com queda de 7,2%, refletindo o peso da taxa Selic sobre os financiamentos.

O componente Emprego Atual subiu 0,3% no mês, mas segue em queda de 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Renda Atual, por sua vez, caiu 1,8% na variação mensal e 1,7% no ano, sinalizando o impacto da inflação no orçamento familiar.

Famílias de maior renda e homens sentem mais o impacto

O relatório também destacou uma diferença de percepção entre faixas de renda e gêneros. As famílias com renda acima de 10 salários mínimos tiveram queda mais intensa no índice frente a abril do ano passado (-2,6%), ainda que mantenham nível mais elevado de otimismo (115,1 pontos) em relação às famílias com renda inferior (98,8 pontos), cujo índice foi 1,5% menor.

O estudo mostrou ainda mais cautela entre os homens, que demonstraram redução da intenção de consumo de -2,3% contra -0,8% das mulheres. O Acesso ao Crédito para o público masculino recuou 2,2%, ao passo que para as mulheres houve aumento de 0,8%, indicando maior seletividade do mercado em relação ao perfil de risco.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A pesquisa revela clara perda de fôlego do consumo, especialmente entre as famílias de maior renda, que tradicionalmente sustentam o consumo de bens duráveis. Apesar disso, observamos alguma resiliência nas faixas de menor renda, o que sinaliza a importância de políticas de estímulo e proteção ao consumo básico como ferramenta de sustentação da economia”, analisa o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.

Notícias relacionadas

Economia

A saúde financeira dos bancos tornou-se um tema de atenção redobrada para consumidores e investidores desde a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central...

Economia

A bandeira verde  seguirá vigente em fevereiro, conforme anúncio feito nessa sexta-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Com isso, os consumidores não...

Economia

As contas públicas fecharam 2025 com saldo negativo, em razão, principalmente, do déficit do governo federal, que teve o crescimento das despesas maior que...

Economia

O Governo do Rio Grande do Norte realiza, nesta sexta-feira (30), o pagamento da folha salarial dos servidores públicos estaduais. Serão beneficiadas 111 mil...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO