A CEO do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Micarla de Sousa, prestigiou, nesta segunda-feira (28) A Fecomércio RN realizou, nesta segunda-feira (28), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal, a primeira edição de 2025 do Brasil em Foco. O evento abordou o tema “Desafios e oportunidades do cenário econômico”. A iniciativa reuniu empresários de diversos segmentos para discutir os rumos da economia brasileira.
Leia também:
Dragagem emergencial no Porto de Natal começa para garantir escoamento da safra de frutas
A apresentação central do evento foi conduzida pelo economista Guilherme Mercês, consultor especial da Fecomércio RN. Mestre em Economia e com formação executiva pelas universidades de Oxford (Reino Unido), Columbia (EUA) e INSEAD (França), Mercês já ocupou posições de destaque como Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz).
Durante sua explanação, Mercês alertou para a necessidade de as empresas equilibrarem a gestão de um curto prazo turbulento com uma visão estratégica de longo prazo. Ele também abordou os principais pontos de tensão atuais, como a instabilidade da geopolítica internacional, os reflexos da crise nas cadeias globais de oferta e o impacto do ambiente tributário sobre os negócios no país.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, reforçou a importância do debate para o setor produtivo. “Vivemos um momento desafiador, mas também repleto de oportunidades para quem consegue se antecipar às tendências e inovar. Com este evento, buscamos municiar os empresários potiguares de informações estratégicas para que possam planejar melhor seus negócios, enfrentando o presente e se preparando para o futuro”, afirmou Queiroz.
Ele ainda destacou a relevância de pautas como a inovação e o empreendedorismo para o crescimento sustentável do estado e do país. “A nova economia demanda visão de longo prazo, responsabilidade social e capacidade de adaptação. Nosso papel, enquanto entidade representativa do setor de Comércio, Serviços e Turismo, é criar espaços para reflexão, conhecimento e troca de experiências”, completou o presidente da Fecomércio RN.
Cenário Econômico Brasil X Mundo
Segundo o consultor da Fecomércio RN, Guilherme Mercês, o passivo tributário, que explodiu durante a pandemia, segue dificultando a sustentabilidade das empresas num cenário de juros elevados. “O nível de incerteza é mais elevado do que na época da pandemia de 2019, principalmente com o Governo Trump. O cenário se desenha para a formação de uma nova ordem mundial, um embate entre os Estados Unidos e China”, comentou o economista da Fecomércio RN.
Além disso, o especialista prevê uma desaceleração da economia brasileira em 2026. Para ele, com a Selic a 14%, altas taxas de juros e incerteza do cenário global inibe a injeção de investimentos na economia. E como a economia é uma roda viva, o endividamento das famílias a 77,9%, mantendo um orçamento apertado, direcionando os gastos aos bens essenciais. “Com a Selic acima de dois dígitos, dívidas crescem rapidamente e se tornam impagáveis”, destacou.
Portfólio Instituto Fecomércio
O momento também marcou o lançamento do novo portfólio do Instituto Fecomércio RN, que entre as suas atividades, realiza pesquisas econômicas e estudos técnicos, fornecendo inteligência de mercado para os segmentos de comércio e serviços.
Além disso, promove soluções inovadoras em gestão, logística e capacitação empresarial, como pesquisas econômicas, consultorias empresariais, capacitações e treinamentos, palestras especializadas, dentre outros.
