As chuvas em Natal registradas nas últimas horas devem continuar ao longo da semana, segundo previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O meteorologista Gilmar Bristot, chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia, explica que essas precipitações são comuns entre os meses de abril e agosto.
Leia também:
Chuvas em Natal: STTU alerta para pontos de alagamentos
Durante esse período, instabilidades atmosféricas oriundas do oceano costumam atingir a faixa leste do Nordeste, o que inclui a capital potiguar. Essas condições trazem chuvas de intensidade variada, podendo ser moderadas ou até fortes em determinados momentos.
Pancadas devem ocorrer principalmente à noite e pela manhã
De acordo com Gilmar Bristot, as instabilidades já provocaram chuvas intensas em outras capitais nordestinas, como Recife e João Pessoa. Em Natal e na região metropolitana, as pancadas de chuva registradas foram de fracas a moderadas. Contudo, a tendência é que o tempo permaneça instável nos próximos dias.
“Essas chuvas normalmente têm uma intensidade maior durante o período noturno e o início da manhã”, explicou o meteorologista. Ele reforçou que a população deve ficar atenta, especialmente nesses horários.
Ver essa foto no Instagram
No interior do Estado, também há previsão de chuva, mas em menor intensidade. As instabilidades tendem a se concentrar nas regiões Leste e Agreste do Rio Grande do Norte.
A previsão indica ainda a possibilidade de pancadas mais fortes no início das manhãs e noites. Esse comportamento ocorre devido ao aumento da velocidade dos ventos provocados pelo sistema de brisa e pela diferença de temperatura entre o oceano e o continente.
