O potiguar José Antônio conquistou a medalha de ouro na categoria BC4 durante o Regional de Bocha Paralímpica, realizado no último fim de semana no Recife (PE). O jovem atleta da Sadef-RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) garantiu vaga no Campeonato Brasileiro, que será disputado em dezembro, em São Paulo.
Leia também:
Ranking aponta Natal entre as capitais do nordeste com melhor qualidade de vida
Atual campeão mundial júnior, José Antônio é hoje um dos principais nomes da modalidade no país. “Ele é extremamente focado e disciplinado. As conquistas são fruto de muito esforço e dedicação”, afirmou o técnico Alexsandro Silva.
Além do ouro, o Rio Grande do Norte também subiu ao pódio com Marcela Xavier e Josivan Peixoto, que conquistaram bronze na categoria BC1, voltada a atletas com paralisia cerebral. Josivan, natural de Ceará-Mirim, é conhecido por ter inspirado uma mudança nas regras da bocha. Por não conseguir se sentar, joga deitado de bruços e realiza os arremessos com as pernas — método que antes não era reconhecido pelas entidades oficiais do paradesporto.
Os três atletas da Sadef-RN garantiram vaga no Brasileiro de Bocha Paralímpica 2025, reforçando o protagonismo do estado no cenário nacional da modalidade.
