O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta quarta-feira (20), a nova área de obstetrícia do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró. A entrega inclui o centro de parto normal, 34 leitos e novas estruturas, consolidando o hospital como referência materno-infantil para os municípios do Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu.
Leia também:
Medicina nuclear transforma diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil
Estrutura entregue
No total, foram entregues 10 leitos neonatais, sendo cinco de UTI e cinco de cuidados intermediários, além de:
Centro de parto normal com seis suítes PPPs (pré-parto, parto e pós-parto imediato);
Sala de parto para gestações de alto risco;
12 leitos de alojamento conjunto para mãe e bebê;
12 leitos para gestantes de alto risco;
Sala cirúrgica para cesarianas.
A governadora Fátima Bezerra destacou o esforço para a conclusão da obra. “Entregar esse espaço ampliado e estruturado, garantindo partos humanizados, é um momento singular. O Hospital da Mulher significa, acima de tudo, cuidar das mulheres e crianças”.
Avanços na saúde
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Motta, a gestão estadual aumentou a capacidade de leitos de UTI de 160 para 289 desde 2019. Ele destacou que a inauguração reforça a presença da saúde pública no dia a dia da população.
A abertura também marca um passo importante após a instalação da UTI adulta feminina há três meses. O hospital já oferta serviços como urgência ginecológica, pediátrica e cirurgias nunca antes realizadas na região.
Apoio e novos profissionais
Para o funcionamento das novas estruturas, a Sesap convocou 147 profissionais de saúde, entre técnicos e especialistas, além de contar com prestadores de serviços e o apoio da APAMIM/Maternidade Almeida Castro.
Segundo a diretora-geral do hospital, Elenimar Bezerra, a inauguração é fruto de um trabalho coletivo:
“Foi um processo grande e temos que manifestar gratidão a todos os envolvidos nessa abertura com a garantia de um serviço de qualidade”.
Durante a cerimônia, a deputada estadual Isolda Dantas anunciou um projeto de lei para que o centro de parto normal receba o nome de Luzia Mercês do Amaral, mãe da governadora Fátima Bezerra, que atuava como parteira no interior da Paraíba.
