Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Justiça do RN determina suspensão de contas falsas usadas em golpe do “falso advogado”

Juiz de Natal determina que Facebook suspenda três contas que aplicavam golpe do “falso advogado” usando números de WhatsApp.
Foto: Reprodução/Freepik

O 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Natal determinou que o Facebook suspenda três contas envolvidas no golpe conhecido como “falso advogado”. A decisão é do juiz Gustavo Eugênio de Carvalho. As contas estavam se passando por uma profissional da advocacia, utilizando nome e imagem indevidamente para aplicar golpes em clientes através do WhatsApp.

Leia também:
Moraes amplia prazo e dá 5 dias para PGR avaliar prisão domiciliar de Bolsonaro

Denúncia e medidas legais

A autora da ação registrou boletim de ocorrência e apresentou provas, como mensagens fraudulentas e perfis falsos que usavam seus dados pessoais. Com base nisso, o juiz reconheceu a probabilidade do direito e o risco de dano, requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil para a concessão da tutela antecipada.

Inicialmente, apenas uma conta havia sido suspensa. Após nova petição, a medida foi estendida para outros números de WhatsApp utilizados no golpe.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Prazo e penalidades

O Facebook deverá cumprir a decisão no prazo de três dias, sob pena de multa diária de R$ 300, limitada a 30 dias. Pedido de reconsideração da empresa, que alegava falta de legitimidade e solicitava redução da multa, foi rejeitado.

Apesar de ser uma empresa estrangeira, o Facebook é considerado representante da marca no Brasil, aplicando-se a teoria da aparência.

Notícias relacionadas

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO