A previsão do tempo setembro indica que o último mês do inverno terá calor acima da média e chuvas irregulares em boa parte do Brasil. Segundo o Inmet e a Climatempo, os primeiros dias já registram temperaturas próximas ou superiores a 40 °C em regiões do Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste.
Leia também:
Incêndio em clínica deixa 5 mortos no DF
Em contraste, o Sul do país terá excesso de chuvas, temporais, risco de granizo e ventania. A ausência de frentes frias no início de setembro favorecerá sol forte em grande parte do território nacional, além de queda brusca na umidade relativa do ar, que pode atingir valores críticos abaixo de 20%.
Nordeste enfrenta calor extremo
No Nordeste, o calor será intenso no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com marcas de 38 °C a 40 °C. Enquanto isso, a faixa litorânea leste terá chuvas abaixo da média. Contudo, a partir do fim do mês, pancadas de chuva devem retornar no sul do Maranhão e do Piauí.
Norte terá contraste entre calor e chuva
O Tocantins e o leste do Pará enfrentam temperaturas próximas de 40 °C. Já no Amazonas e Pará, acumulados de chuva devem aumentar a partir da primeira quinzena. Em contrapartida, Roraima e norte do Amazonas terão tempo mais seco.
Centro-Oeste registra ondas de calor
Em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, os termômetros devem alcançar 40 °C. Além disso, há risco de ondas de calor na primeira metade do mês. As chuvas serão irregulares e se concentram apenas no fim de setembro.
Sudeste e Sul apresentam cenários distintos
No Sudeste, a primeira semana será marcada por calor e tempo seco. O oeste paulista terá menos chuva, mas norte e leste de Minas Gerais, além do Espírito Santo, podem receber volumes acima da média no fim do mês.
No Sul, a previsão do tempo setembro alerta para temporais e grande volume de chuva, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná durante os primeiros 10 dias. Mesmo assim, picos de calor também podem ocorrer no oeste da região.
