O aumento da intensidade dos ventos tem chamado a atenção dos potiguares neste mês. O fenômeno, considerado atípico para a primavera, vem provocando transtornos, estragos e até um acidente com morte no interior do Rio Grande do Norte.
Leia também:
Inmet alerta para ventos costeiros em 31 cidades do RN, incluindo Natal e Mossoró
Meteorologistas explicam que os ventos fortes no Rio Grande do Norte estão relacionados à presença do fenômeno La Niña, que resfria as águas superficiais do Oceano Pacífico e altera a circulação de ventos sobre o Nordeste.
Além disso, o Atlântico Sul apresenta temperaturas abaixo da média, o que fortalece um sistema de alta pressão atmosférica responsável por intensificar os ventos. “Enquanto essa alta pressão permanecer acima do normal, os ventos continuarão soprando com mais intensidade”, destaca o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot.
A expectativa, segundo o meteorologista, é de que as condições se normalizem a partir de meados de novembro, quando o Atlântico Sul deve voltar a aquecer.
Ventos atípicos têm causado transtornos e acidentes
O aumento da força dos ventos vem provocando transtornos e até acidentes no estado. Na semana passada, um motociclista morreu em Açu, na região Oeste, após ser atingido por uma placa metálica arrastada pela ventania. O caso foi registrado por câmeras de segurança.
Em Natal, ciclistas também relatam dificuldades para circular nas ruas. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Fábio Fonseca, que pedala cerca de 250 km por semana, afirma que o deslocamento tem ficado mais perigoso. “Você está pedalando e, de repente, vem uma corrente de vento que desequilibra. Isso atrapalha a ciclomobilidade, ainda mais com a falta de segurança viária”, contou.
Rajadas de até 45 km/h e alerta do Inmet
Segundo a Emparn, já foram registradas rajadas de até 45 km/h tanto no litoral quanto no interior, com destaque para o Vale do Açu, onde a geografia favorece o aumento da velocidade dos ventos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ventos costeiros válido até sexta-feira (31) para 31 municípios potiguares, incluindo Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macau e São Miguel do Gostoso.
O aviso é classificado como de perigo potencial (nível amarelo) e indica risco de deslocamento de dunas e danos em estruturas próximas à orla.
Defesa Civil orienta população
O Inmet e a Defesa Civil alertam para que a população reforce a manutenção de estruturas como telhados, placas de publicidade e coberturas metálicas, que podem ser danificadas pela ventania.
Em caso de ocorrências, o contato deve ser feito pelo número 199.






















































