Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Ventos fortes no RN: entenda fenômeno considerado atípico para a primavera

Fenômeno La Niña e águas frias do Atlântico Sul explicam ventos fortes no Rio Grande do Norte, que devem persistir até novembro.
Foto: Reprodução / Inmet

O aumento da intensidade dos ventos tem chamado a atenção dos potiguares neste mês. O fenômeno, considerado atípico para a primavera, vem provocando transtornos, estragos e até um acidente com morte no interior do Rio Grande do Norte.

Leia também:
Inmet alerta para ventos costeiros em 31 cidades do RN, incluindo Natal e Mossoró

Meteorologistas explicam que os ventos fortes no Rio Grande do Norte estão relacionados à presença do fenômeno La Niña, que resfria as águas superficiais do Oceano Pacífico e altera a circulação de ventos sobre o Nordeste.

Além disso, o Atlântico Sul apresenta temperaturas abaixo da média, o que fortalece um sistema de alta pressão atmosférica responsável por intensificar os ventos. “Enquanto essa alta pressão permanecer acima do normal, os ventos continuarão soprando com mais intensidade”, destaca o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN),  Gilmar Bristot.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A expectativa, segundo o meteorologista, é de que as condições se normalizem a partir de meados de novembro, quando o Atlântico Sul deve voltar a aquecer.

Ventos atípicos têm causado transtornos e acidentes

O aumento da força dos ventos vem provocando transtornos e até acidentes no estado. Na semana passada, um motociclista morreu em Açu, na região Oeste, após ser atingido por uma placa metálica arrastada pela ventania. O caso foi registrado por câmeras de segurança.

Em Natal, ciclistas também relatam dificuldades para circular nas ruas. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Fábio Fonseca, que pedala cerca de 250 km por semana, afirma que o deslocamento tem ficado mais perigoso. “Você está pedalando e, de repente, vem uma corrente de vento que desequilibra. Isso atrapalha a ciclomobilidade, ainda mais com a falta de segurança viária”, contou.

Rajadas de até 45 km/h e alerta do Inmet

Segundo a Emparn, já foram registradas rajadas de até 45 km/h tanto no litoral quanto no interior, com destaque para o Vale do Açu, onde a geografia favorece o aumento da velocidade dos ventos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ventos costeiros válido até sexta-feira (31) para 31 municípios potiguares, incluindo Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macau e São Miguel do Gostoso.

O aviso é classificado como de perigo potencial (nível amarelo) e indica risco de deslocamento de dunas e danos em estruturas próximas à orla.

Defesa Civil orienta população

O Inmet e a Defesa Civil alertam para que a população reforce a manutenção de estruturas como telhados, placas de publicidade e coberturas metálicas, que podem ser danificadas pela ventania.

Em caso de ocorrências, o contato deve ser feito pelo número 199.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Tecnologia

A dificuldade em diferenciar uma voz humana de um áudio criado por tecnologia tem aumentado o uso de voz clonada por inteligência artificial no...

Polícia

Um caso de cartão clonado em Natal foi denunciado pelo pastor Abel Farias em reportagem exibida no programa Tá na Hora RN. Segundo ele,...

Cidades

O novo desconto social de energia passou a valer no Rio Grande do Norte desde o início deste ano e ampliou o número de...

Cidades

As obras de duplicação da BR-304, no trecho entre Assu e Mossoró, avançam com a fase de preparação e regularização do terreno e demais...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO