Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Pequenos negócios geram 88% dos empregos no RN em setembro

Natal registra saldo positivo de 101 vagas formais em outubro e completa nove meses seguidos de crescimento no emprego, segundo dados do Caged.
Foto: Heilysmar Lima

O mercado de trabalho potiguar manteve desempenho positivo em setembro de 2025, com a criação de 3.231 novos postos de trabalho formais, segundo o Boletim de Emprego do Rio Grande do Norte, elaborado pelo Sebrae-RN a partir de dados do Caged.

Leia também:
Natal tem saldo positivo na geração de empregos no mês de setembro

Desse total, 2.843 vagas foram abertas por pequenos negócios, o que representa 88% dos empregos gerados no período. O resultado reforça o papel das micro e pequenas empresas como principais responsáveis pela geração de trabalho e renda no estado.

Setor de serviços lidera a criação de vagas

Ao todo, foram registradas 21.201 admissões e 17.970 desligamentos, elevando o estoque de empregos formais para 554.461 vínculos ativos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O setor de serviços segue na liderança, com 6.785 novas vagas no acumulado do ano, impulsionado por áreas como saúde, educação, alimentação e turismo. Em seguida aparecem a indústria (4.728) e o comércio (3.356).

Somente em setembro, o setor de serviços abriu 984 vagas, seguido do comércio (814), agropecuária (718) e indústria (412). As regiões de Natal, Mossoró e Caicó concentraram o maior número de contratações.

Natal lidera entre os municípios potiguares

Entre os municípios, Natal foi o destaque com 1.395 novos empregos formais, seguida por Parnamirim (282) e Lajes (158).

Por outro lado, cidades como Açu (-324) e Riachuelo (-81) registraram saldos negativos, indicando desafios pontuais em algumas regiões do estado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Apesar de setembro ter sido o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos, o saldo de empregos no RN permanece positivo em 2025, reforçando a força dos pequenos negócios na geração de renda e formalização do trabalho.

De acordo com Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN, os números confirmam que os pequenos negócios são o principal vetor de crescimento do emprego no estado.

“Eles estão distribuídos em todos os municípios e setores, garantindo oportunidades e movimentando a economia”, ressaltou.

O Boletim de Emprego é uma publicação mensal do Sebrae/RN, baseada em dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, e apresenta análises por setor, porte empresarial e municípios.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

A Neoenergia Cosern montou uma operação especial para o Natal, comemorado nesta quarta-feira (24). Haverá um aumento de 20% do efetivo em relação a...

Turismo

O Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, inicia na próxima terça-feira (30) o voo inaugural para Buenos Aires, operado pela companhia...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite desta segunda-feira (22), um homem de 38 anos com mandado de prisão em aberto durante a...

Cidades

Passageiros de um ônibus da empresa Trampolim da Vitória viveram momentos de pânico após um ataque a pedradas na BR-101, em Natal, na noite...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO