Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Câmara cancela passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Câmara dos Deputados cancela passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem após cassação dos mandatos.
Foto: Saul Loeb/AFP/Gabriela Biló - 9.jun.2025/Folhapress

A Câmara dos Deputados determinou o cancelamento dos passaportes diplomáticos dos ex-deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida foi adotada na última sexta-feira (19), após a Mesa Diretora declarar a cassação dos mandatos dos parlamentares.

Leia também:
Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Com a perda do mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem também deixam de ter acesso a benefícios vinculados ao cargo, como imóvel funcional, verba de gabinete e cotas de passagens aéreas.

Cassação por faltas e condenação criminal

Eduardo Bolsonaro teve o mandato cassado por faltas reiteradas às sessões legislativas. De acordo com a Constituição Federal, perde o mandato o parlamentar que faltar a um terço das sessões deliberativas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Neste ano, Eduardo deixou de comparecer a 56 das 71 sessões, o equivalente a 79% das votações realizadas. Em fevereiro, o então deputado viajou para os Estados Unidos, onde passou a atuar politicamente contra o Brasil.

Durante a estadia no exterior, Eduardo Bolsonaro participou de articulações para defender o tarifaço contra exportações brasileiras, o cancelamento de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Já o mandato de Alexandre Ramagem foi cassado em razão de condenação criminal. Ele foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal que apurou a trama golpista ocorrida durante o governo Bolsonaro.

Nesses casos, a Constituição determina que a Câmara apenas declare a perda do mandato, uma vez que a condenação judicial já transitou em julgado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Foragido e pedido de extradição

Alexandre Ramagem encontra-se foragido nos Estados Unidos e é alvo de um pedido de extradição apresentado pelas autoridades brasileiras. Com a cassação do mandato, ele também perdeu automaticamente as prerrogativas parlamentares, incluindo o passaporte diplomático.

O cancelamento dos documentos foi comunicado aos órgãos competentes para impedir o uso indevido do benefício reservado a autoridades em exercício.

Notícias relacionadas

Política

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu adiar para 2026 a votação do projeto que atualiza a Lei do Impeachment. O...

Política

Eduardo Bolsonaro apoia Flávio na corrida à Presidência da República e afirma que trabalhou diretamente para consolidar o nome do irmão como pré-candidato. A...

Política

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu, neste domingo (21), os efeitos de uma proposta aprovada pelo Congresso Nacional que previa...

Política

Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal do SBT News, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro,  direto dos Estados Unidos, afirmou que corre o risco de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO