Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

UFRN lança curso de Ciência de Dados com vagas no Sisu 2026

UFRN lança curso de Ciência de Dados com 30 vagas no Sisu 2026. Graduação forma profissionais para atuar com dados e IA.
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a ofertar o curso de bacharelado em Ciência de Dados, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). A graduação tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar em todas as etapas do ciclo de vida dos dados – desde a coleta até a interpretação e a comunicação de resultados – apoiando a tomada de decisão baseada em evidências. O curso estará disponível para matrículas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do dia 19 de janeiro, com a oferta de 30 vagas na primeira turma.

Leia também:
Marinha abre processo seletivo para nível fundamental e médio técnico

Estruturado de forma interdisciplinar, o bacharelado em Ciência de Dados integra fundamentos de computação, matemática, estatística e áreas aplicadas, permitindo que seus egressos sejam capazes de trabalhar com diferentes tipos de dados em diversos setores. Essa formação contribui para que o profissional se torne referência em iniciativas que dependem de análise de dados, como organizações públicas e privadas, consultorias e startups.

O foco do novo curso é capacitar o estudante a compreender, implementar e avaliar tecnologias utilizadas na análise de dados, atualmente amplamente divulgadas sob o rótulo de Inteligência Artificial (IA), mas que, em essência, são fundamentadas em estatística, matemática e ciência da computação. Segundo pesquisa do Portal Salário, em 2026 a remuneração para o cargo de cientista de dados pode variar entre o piso salarial de R$ 10.195,48 e o teto de R$ 20.744,52.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com Marcelo Bourguignon Pereira, docente do Departamento de Estatística, o curso surge para atender a uma demanda crescente do Nordeste por profissionais capazes de gerenciar grandes volumes de dados, extrair informações relevantes e apoiar decisões estratégicas com base em análises qualificadas.

“O Nordeste tem registrado crescimento em setores como tecnologia, agronegócio, serviços e turismo, além do aumento das demandas de governos estaduais e municipais por analistas com competências em dados para aprimorar políticas públicas, indicadores sociais e o planejamento urbano. Um curso sólido em Ciência de Dados pode contribuir significativamente nessas direções”, destaca o docente.

Os interessados em saber mais sobre o projeto pedagógico podem acessar a página oficial do curso no Sigaa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu quatro Lanças Extintoras de Incêndio para Veículos Elétricos (LECIE), tecnologia inédita no...

Educação

As notas do Enem 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante. Desde esta sexta-feira (16), o Ministério da Educação e o Inep...

Brasil

O prazo para complementar inscrições do Fies começou nesta quarta-feira e segue aberto até sexta-feira (16). O procedimento vale para estudantes que tiveram a...

Educação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a oferta de 1.543 vagas em cursos superiores de graduação por meio do Sistema...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO