Vencedora da fase nacional do 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas, a estudante Bárbara Yijiu Faria Sung, 15 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Pro, em Maringá (PR), assim como a representante de sua escola, Lilian Regina, estiveram no edifício Sede dos Correios, em Brasília, para receber os troféus, os certificados e os prêmios, de R$ 10 mil e R$ 10,5 mil, respectivamente. O evento de premiação ocorreu conjuntamente às comemorações do Dia Mundial dos Correios e dos 148 anos da União Postal Universal (UPU).
Por meio da poesia de cordel, a estudante escreveu o texto vencedor do concurso, que teve como tema “Escreva uma carta a uma pessoa influente, explicando por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. Além de trazer um alerta sobre o assunto, Bárbara ressaltou tópicos sociais e políticos que afetam o clima e ameaçam a vida no mundo e buscou conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
No Rio Grande do Norte, a vencedora da etapa estadual foi a estudante Lívia Beatriz Barbosa Zeba, 15 anos, aluna do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN. Escola e aluna receberam premiação em dinheiro e a carta de Lívia representou o RN na etapa nacional do concurso, vencida pela estudante paranaense, cuja carta representou o Brasil no exterior.
Na fase internacional, realizada pela UPU, venceu Esra Sümeyye Öz, da Turquia. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Nisal Nasser Salem Al Rawahiyah, de Omã e Bryaneliza Latchman, de Guiana.
Fases do Concurso – Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso no Brasil é realizado pelos Correios e ocorre em três fases: escolar, estadual e nacional. As cartas vencedoras são analisadas por uma comissão especial, composta por representantes dos Correios, Ministério das Comunicações, Ministério da Educação, Unesco e Universidade de Brasília.