Primeira antena de telefonia do Brasil movida por energia eólica foi instalada na Praia de Pipa, Tibau do Sul, Litoral Sul do Rio Grande do Norte. O equipamento deve ampliar o sinal da rede de celular na região com conexão mais estável.
A estrutura que parece com um poste de iluminação pública na verdade é uma torre chamada de “antena sustentável” que, assim como aquelas grandes estruturas metálicas comuns, também vai transmitir sinal de telefonia e internet mas com menos impacto na paisagem urbanística.
Chamadas de biosites, as torres que servem para expandir a cobertura do sinal de celular, estão sendo instaladas desde 2014 em várias regiões do Brasil. A novidade é que esta é a primeira antena sustentável do país com energia eólica. Um quarto da energia consumida será produzida pelo próprio equipamento. A torre sustentável e multifuncional já é utilizada como um poste de iluminação pública e no futuro também servirá como base para instalação de câmeras de segurança e para maior cobertura da tecnologia 5G.
Thaise Baracho, TV Ponta Negra