Com a presença de gestores dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, a Câmara Temática da Agricultura Familiar/ Consórcio Nordeste, reuniu-se em Brasília nesta segunda-feira (28) com o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Agrário, que integra a equipe de transição do governo federal. Na ocasião, foi apresentada a proposta para que o novo Ministério esteja voltado aos temas da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Alimentos saudáveis.
“Propusemos também a criação do Programa de Alimentos Saudáveis [PAS- Brasil] como agenda central do novo Governo Lula para o segmento rural no país. Isso significa aumentar a produção de alimentos saudáveis para alimentar o nosso povo”, destacou o secretário Alexandre Lima, coordenador da Câmara Temática.
No período da tarde, ocorreu uma segunda reunião, na sede do Consórcio Nordeste, que tratou dos desdobramentos da 38ª FIHAV (informe sobre a participação dos Estados e acordos firmados); balanço das atividades 2020 a 2022; 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar; pauta da reunião do Fórum Eugênio Peixoto; e Agenda para 2023.
Presença de Maria Fernanda e Diego Pessoa (subsecretária/o da Câmara Temática, Diego Rolim (MA), Rejane Tavares (PI), Jeandro Ribeiro e Wilson Dias (BA), Ana Teresa Carvalho, Neto Rebouças e Cacá Bezerra (CE).