Um princípio de incêndio atingiu a Maternidade Araken Pinto, localizada no bairro Petrópolis, em Natal, no início da manhã deste domingo (5). Pacientes e recém-nascidos precisaram ser retirados do 1º e 2º andares, devido à fumaça que atingiu a unidade materno-infantil, e foram transferidos para o térreo.
De acordo com testemunhas, o fogo teria começado em um aparelho de ar-condicionado localizado em uma enfermaria do 2º andar. O aparelho é do tipo “janela” e o compressor está instalado na parte externa da parede do hospital, que fica na Rua Joaquim Manoel, onde funcionava o Hospital Municipal de Natal.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu apagar o foco do incêndio utilizando extintor de pó químico, ideal para chamas em instalações elétricas. No vídeo é possível perceber quando o bombeiro sai por uma das janelas que fica mais próxima ao aparelho de ar-condicionado para utilizar o extintor e conter às chamas.
Segundo o membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SindSaúde), Flávio Gomes, “a fiação e o aparelho de ar-condionado são muito antigos. Era uma tragédia anunciada”, destacou o representante do SindSaúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que “preliminarmente, foi identificado que o problema teria sido iniciado em um aparelho de ar-condicionado, que passa por manutenção mensal, sendo necessário aguardar a apuração final das causas”. Na nota, a Secretaria de Saúde diz que o “incidente ficou restrito a um leito, não tendo afetado outras áreas do hospital nem o sistema elétrico da unidade, e com a liberação do espaço pelo Corpo de Bombeiros, o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto está funcionando normalmente, com todos os serviços sendo disponibilizados à população”.
Por volta das 11h20 deste domingo, o Portal Ponta Negra News foi informado que equipes do Corpo de Bombeiros e Itep continuavam na unidade materno-infantil fazendo o trabalho de perícia.

Foto: Cedida






















































