A “Rendez-Vous Forró Instrumental”, que tem a sonoridade do forró com notas improvisadas no violino, chega a Natal (RN) no próximo dia 30 de julho, com apresentação única no Auditório Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), às 20h. O show terá a participação especial do músico Jubileu Filho.
Com composições que vão de Luiz Gonzaga à Dominguinhos, o projeto cultural é liderado por Nicolas Krassik – um dos herdeiros da famosa tradição francesa de violinistas de Jazz que, além de já ter tocado em festivais internacionais, se aprofundou no universo do forró tocando na banda “Fé de Festa”, de Gilberto Gil.
“Rendez-Vous é um termo em francês que possui diversos significados, incluindo ‘encontro marcado’. É justamente o que temos com os munícipes natalenses, para quem estamos preparando um grande show, unindo a música instrumental ao forró, um dos principais ritmos musicais do nosso país. Nosso objetivo com o projeto é valorizar a música nordestina ao mesmo tempo em que desperta sua conexão com alguns instrumentos nem tão populares assim”, diz Ana Paula dos Santos, gestora da Villa 7 Produções Culturais.
Antes será realizada uma oficina – também gratuita – para ajudar na formação de público e reafirmar o propósito do projeto de promover um intercâmbio cultural por meio da música. Voltada especialmente para professores, educadores e estudantes, a atividade ocorre no Auditório Oriano de Almeida da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), às 14h.
SERVIÇO: RENDEZ-VOUS FORRÓ INSTRUMENTAL
Quando: Domingo, 30 de julho de 2023, às 20h
Onde: Auditório Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) | R. Cel. João Medeiros, Lagoa Nova – Natal/RN
Oficina: Às 14h do próprio domingo no Auditório Oriano de Almeida da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) | R. Cel. João Medeiros, Lagoa Nova – Natal/RN
Setlist: Baião destemperado (Barbatuques), Forró de 2 amigos (Edmilson do Pífano), Garoto do pife (Dominguinhos), Lamento sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil), De onde vem o baião (Gilberto Gil), Xique xique (Tom Zé), Cheirinho de mulher (Sivuca e Glória Gadelha), Caçuá (João Lyra e Maurício Carrilho), Casamento da raposa (Gerson Filho, Pedro Sertanejo e João Bandeira), Chorando e cantando (Geraldo Azevedo), Frevo mulher (Zé Ramalho), Cordestinos, Nordeste de Paris, Azul elétrico e Evelise (Nicolas Krassik).
